PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Sabará adota práticas sustentáveis e reduz CO²
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Sabará adota práticas sustentáveis e reduz CO²

Sabará adota práticas sustentáveis e reduz CO²

20/02/2024
  261   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

A implementação do conceito de ESG (práticas ambientais, sociais e de governança) no setor hospitalar não apenas representa uma tendência em ascensão, mas também traz consigo uma série de benefícios para o meio ambiente, a sociedade e, evidentemente, para os próprios hospitais. O enfrentamento das mudanças climáticas e o uso insustentável de recursos são questões cruciais que não apenas afetam o ambiente, mas também têm implicações diretas na saúde global, contribuindo para o surgimento de doenças cutâneas e respiratórias, além de agravar desigualdades já existentes.

A busca por alternativas sustentáveis no setor é uma resposta crucial a esses desafios. Diversas empresas, nos setores da indústria, comércio e serviços, têm intensificado seus esforços na busca por práticas mais sustentáveis que garantam a continuidade da produção. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente um quarto de todas as doenças e mortes ao redor do mundo pode ser relacionado a fatores ambientais.

No contexto brasileiro, cerca de 10% da energia comercial e não renovável está vinculada ao setor da saúde. Nesse cenário, o Sabará Hospital Infantil e as organizações da FJLES se destacam como um exemplo, implementando mudanças significativas desde 2019. Já naquele ano, o hospital adotou o consumo exclusivo de energia proveniente de fontes renováveis, resultando em uma expressiva redução de 780 tCO² equivalente até o final de 2022.

Convidada pelo CEO do Sabará, o dr. Felipe Lora, para apoiar questões ambientais do hospital, a gerente de operações Liliane Soares destaca que a modernização tecnológica tem sido fundamental nesse processo. “A introdução de dispositivos móveis na separação de medicamentos e o prontuário eletrônico, por exemplo, evitaram a impressão de mais de 500 mil folhas anualmente”, conta Liliane. “Nosso plano é aumentar a reciclagem para destinar a cooperativas de catadores e utilizar resíduos orgânicos para compostagem, contribuindo não apenas para o aspecto ambiental, mas também fortalecendo o pilar de governança”, ressalta.

Ações como essas são parte integrante do comprometimento da FJLES com os princípios do ESG, especialmente no que diz respeito ao meio ambiente. Além disso, o Sabará Hospital Infantil conquistou o selo Green Kitchen 2023 para o serviço de nutrição e dietética. Essa certificação geralmente é concedida a estabelecimentos que demonstram um compromisso ativo com a promoção da sustentabilidade em suas operações, incluindo aspectos como gestão de resíduos, práticas de compra sustentável, eficiência energética, entre outros.

O Green Kitchen é um selo oferecido a restaurantes no geral, inclusive hospitalares, e para conseguir o selo é necessário alcançar, no mínimo, 20 pontos dentro dos requisitos estabelecidos. Eles compreendem iniciativas sustentáveis como o tratamento de ar, água, descarte de resíduos, uso racional de energia e água, materiais e insumos utilizados na preparação dos pratos, entre outros.

“Para nós, sermos uma Cozinha Verde é uma conquista que reconhece o aprimoramento do padrão de qualidade pela nossa equipe, que traz para o dia a dia critérios internacionais de medição de eficiência na responsabilidade social e ambiental”, afirma Liliane Soares.

O hospital está empenhado em participar de desafios e iniciativas, como o Desafio de Resíduos da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis, consolidando ainda mais sua posição como referência na implementação de práticas sustentáveis no setor hospitalar. Essas ações não apenas contribuem para o bem-estar ambiental, mas também promovem uma abordagem holística à saúde, alinhada aos princípios do ESG.

Por Rede Galápagos

Leia mais:

Liberdade e Sonhos: impulsionando o cérebro na primeira infância

PENSI investe em nova plataforma EAD

2023: o ano em que nossos 109 voluntários doaram 10 mil horas

A Madre Teresa do Sabará

Comunicação PENSI

Comunicação PENSI

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.