PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Série “O Porquê das Vacinas” fala sobre pesquisas de Covid-19 em crianças
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Série “O Porquê das Vacinas” fala sobre  pesquisas de Covid-19 em crianças

Série “O Porquê das Vacinas” fala sobre pesquisas de Covid-19 em crianças

29/07/2021
  3899   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Muito se tem debatido sobre a eficácia das vacinas, quando as crianças devem ser imunizadas e outros assuntos relacionados ao tema. Por conta disso, o Brasil  — que já foi referência internacional por seu programa de vacinação  — vive desde 2016 uma situação de queda nas coberturas vacinais, o que facilitou o retorno de doenças que já tinham sido erradicadas do país, como o sarampo.

Com o objetivo de esclarecer alguns desses questionamentos, o canal Saúde na Infância, do Sabará Hospital Infantil, lançou a série “O Porquê das Vacinas” no YouTube. Em seis episódios, os apresentadores Tania Khalill e Jair Oliveira trazem diferentes temas relacionados à imunização em crianças, acompanhados de especialistas para tirar dúvidas e contar um pouco sobre as pesquisas mais recentes relacionadas ao assunto.

Já no primeiro episódio, a série fala sobre as pesquisas de Covid-19 em crianças e adolescentes, um tópico que gera ainda mais dúvidas, já que essas faixas etárias não se enquadram entre os principais grupos de risco para a doença. E por que isso acontece? Ao longo do programa, três médicos especialistas mostram como estão os estudos a respeito na área de pediatria. Veja abaixo:

O segundo episódio da série explica porque a vacinação infantil é necessária e a sua importância para a erradicação de doenças. Além disso, o programa fala sobre como as vacinas são feitas e todo o processo de pesquisa científica até elas chegarem à população. Assista:

O calendário de imunização é abordado na sequência, trazendo quais são as vacinas mais recomendadas e porque elas têm datas certas para serem aplicadas nas crianças e adolescentes. Meningite, sarampo e poliomielite estão entre as doenças cujas vacinas devem ser dadas ainda no primeiro ano de vida. Saiba mais:

Já o quarto episódio trata da reação das crianças ao receber a vacina. Os médicos Francisco Ivanildo de Oliveira e Renato Kfouri tiram dúvidas para ajudar os pais a abordar o tema com seus filhos, para que os pequenos passem pelo processo de uma forma mais leve. Veja aqui:

Os mitos e as verdades sobre as vacinas são o tema do próximo programa. Os doutores Fátima Fernandes e Marco Aurélio Sáfadi esclarecem cinco dúvidas comuns a muitos pais, como se a vacina da gripe pode fazer a criança contrair o vírus. Assista:

Por último, a série finaliza com um episódio sobre a vacinação em crianças com doenças ou com algum tipo de deficiência. O Dr. Marco Aurélio Sáfadi responde a dúvidas como: crianças com câncer ou HIV podem ser imunizadas? Não perca!

Comunicação PENSI

Comunicação PENSI

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.