O corpo de seu filho sofreu mudanças significativas desde o dia em que você o trouxe para casa da maternidade. Como você pode perceber, nos anos pré-escolares, a gordura corporal do seu filho foi substituída por aumentos no músculo e desenvolvimento, acompanhados de um emagrecimento de seus braços e pernas e uma mudança de sua parte superior do corpo, deixando aquele aspecto de bebê. Muitas crianças nessa idade ainda têm uma pequena barriguinha. Alguns jovens parecem magros demais, e seus pais muitas vezes se preocupam que seus filhos estejam subnutridos ou talvez tenham doenças que os façam parecer magros.
Mas há o outro lado deste espectro, onde os pais se preocupam com algo completamente diferente. Os filhos são mais pesados do que os seus companheiros. Essas crianças podem comer refeições maiores e lanches mais frequentemente do que os seus pares ou estão fisicamente menos ativas, assistindo mais horas de televisão, por exemplo.
O fato é que as crianças podem ter muitas formas e tamanhos. A maioria deve estar dentro do intervalo normal, embora nos últimos anos, os pais mais do que nunca estão sendo informados por seus pediatras e pela mídia que seus filhos podem estar com sobrepeso.
É importante que o médico do seu filho acompanhe sua altura e peso. Normalmente uma visita periódica ao consultório ocorre nos primeiros 2 anos de vida e cerca de uma vez por ano após os 2 anos. Seu pediatra pode mostrar-lhe o gráfico de crescimento do seu filho e dizer-lhe se ele ganhou muito peso. O médico pode calcular o Índice de Massa Corporal (IMC), que depois de 2 anos de idade é um bom indicador para saber se a criança está acima do peso. Se o IMC do seu filho está acima do percentil 95 para a idade dele, significa que ele tem um problema de peso.
Se o seu filho recebeu o diagnóstico, você e sua família precisam seguir a orientação do pediatra sobre a forma de começar a jornada em direção a gerir com êxito esta condição. As recomendações do seu médico provavelmente terão relação com uma alimentação mais saudável e aumento da atividade física. O seu médico irá monitorar as estratégias e os esforços da sua família nos próximos meses e anos, certificando-se de que o seu filho está progredindo de uma forma saudável.
Leia também: Epidemia de obesidade infantil continua aumentando
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o atendimento médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o seu pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 24 de julho de 2024