Conforme o seu bebê cresce, logo pedirá por um triciclo (tico-tico, velotrol etc). E quando tiver um, estará se expondo a uma série de perigos. Por exemplo, uma criança em um triciclo estará no nível do chão e ela não poderá ser vista por um motorista que está andando em marcha ré.
No entanto, andar com triciclos e bicicletas é quase que uma parte essencial do crescimento.
Aqui listamos algumas sugestões de segurança que ajudarão a reduzir o risco para as crianças:
- Não compre um triciclo até que seu filho seja fisicamente capaz de utilizá-lo. A maioria das crianças estão prontas em torno de três anos de idade.
- Compre um triciclo que seja baixo, próximo ao chão e que tenha grandes rodas. Este tipo é o mais seguro, pois corre menor risco de tombar.
- Ajuste bem o capacete de segurança e ensine seu filho a usá-lo cada vez que montar no triciclo/bicicleta.
- Os triciclos devem ser utilizados apenas em locais protegidos. Não permita seu filho andar perto de automóveis, calçadas ou piscinas.
Em geral as crianças não têm o equilíbrio e a coordenação para andar de bicicleta de duas rodas até por volta de sete anos de idade. A maioria das crianças pode começar com rodas de treinamento (rodinhas).
Mais uma vez, para proteger seu filho de lesão, certifique-se de que ele está usando um capacete de bicicleta aprovado e certificado, que cumpre os padrões do Inmetro.
Leia também: Bicicleta segura: regras básicas para evitar acidentes
Fonte: Cuidar de seu bebê e da Criança: Birth to Age 5, 6 Edition (Copyright © 2015 Academia Americana de Pediatria)
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 23 de agosto de 2024