Você já pode ter ouvido notícias sobre uma possível conexão entre Covid-19 e uma condição de saúde rara, mas séria em crianças, chamada de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P). Cientistas de todo o mundo, incluindo especialistas em Pediatria, estão trabalhando juntos para entender o SIM-P e como melhor diagnosticá-lo e tratá-lo. No Brasil, o Ministério da Saúde vem monitorando os casos. Em seu último boletim, de agosto, o país registrou 117 casos de SIM-P, com nove óbitos de crianças e adolescentes.
A associação entre Covid-19 e SIM-P ainda não é bem compreendida e, por isso, não sabemos quem está em maior risco para esta doença. No entanto, queremos tranquilizar os pais de que poucas crianças ficam gravemente doentes com o vírus que causa Covid-19. No Sabará Hospital Infantil já fizemos mais de 200 diagnósticos, com menos de 50 internações e poucos casos realmente graves. Além disso, a maioria dos diagnosticados com SIM-P se recuperou após receber atendimento médico, como foi no Sabará Hospital Infantil e em outros serviços que prestam bom atendimento pediátrico.
Se você tiver quaisquer preocupações sobre a saúde do seu filho, a melhor coisa que você pode fazer para protegê-lo é procurar o pediatra. Crianças com SIM-P apresentam febre e inflamação no corpo, confirmadas por testes de laboratório. Embora diferente, a condição compartilha alguns dos sintomas de outras doenças raras da infância, como a doença de Kawasaki. Crianças com SIM-P podem ficar muito doentes com sinais de inflamação em muitos ou em todos os órgãos internos, como intestinos, coração, pulmões e rins.
Entre em contato com o pediatra do seu filho imediatamente se você notar algum destes sintomas:
- Febre durando mais de três dias
- Dor abdominal, diarreia ou vômito
- Dor de garganta
- Erupção cutânea ou mudanças na cor da pele
- Olhos vermelhos
- Sensação de cansaço
- Problemas respiratórios
- Confusão
- Incapaz de acordar ou permanecer acordado
- Lábios ou rosto azulados
Certifique-se de informar ao seu pediatra ou prestador de cuidados de emergência se seu filho teve resultado positivo para Covid-19 ou foi exposto a alguém com o vírus nas últimas quatro semanas. Seu pediatra irá informá-lo se seu filho pode ser visto no ambulatório, se você precisa ir à emergência ou ligar para o SAMU imediatamente.
Existem alguns exames diferentes que os médicos podem usar para ajudar a diagnosticar o SIM-P, incluindo:
- Exames de sangue
- Raio-X do tórax
- Ultrassom do coração (ecocardiograma)
- Ultrassom abdominal
Além disso, medicamentos para tratar a inflamação e fluídos podem ajudar seu filho a se sentir melhor. A maioria das crianças que adoecem com SIM-P precisará ser tratada no hospital. Alguns precisarão ser atendidos na unidade de terapia intensiva pediátrica. A melhor maneira de prevenir SIM-P é continuar tomando medidas que ajudem a evitar a exposição a Covid-19. Por exemplo, lembre-se de:
- Lavar as mãos com frequência usando água e sabão por 20 segundos. Se não houver água e sabão disponíveis, use um desinfetante de álcool gel;
- Evitar pessoas doentes e manter uma distância de 1,8 m entre seu filho e as pessoas fora de sua casa;
- Usar máscaras;
- Limpar e desinfetar as superfícies de “alto contato” diariamente;
- Lavar a roupa e os brinquedos de pelúcia conforme necessário na configuração mais quente recomendada e secá-los completamente.
Embora a síndrome inflamatória multissistêmica em crianças pareça assustadora, lembramos aos pais que essa condição ainda é muito rara, e na grande maioria dos casos evolui bem.
Fontes:
- Sociedade Brasileira de Pediatria
- Academia Americana de Pediatria (Copyright © 2020)
- Síndrome Multissistêmica Inflamatória Pediátrica: Ministério da Saúde confirmou 117 casos, com 9 mortes de crianças e adolescentes no Brasil
Saiba mais sobre este assunto:
Atualizado em 11 de fevereiro de 2025