PESQUISAR
No final dos anos 60 ou início dos anos 70, não me lembro bem, havia uma propaganda na televisão (que ainda era em preto e branco) que me impressionou muito e, nessa época, eu nem imaginava que me tornaria dentista. A propaganda era sobre um creme dental e começava assim: uma moça ia descendo a escada de sua casa quando a mãe gritava: “Minha filha, você já escovou os dentes?”. A filha fazia uma cara de muxoxo, dava meia-volta e subia as escadas para escovar os dentes.
A cena se repetia mais duas ou três vezes. Tempos depois, aparecia a moça no dia do seu casamento e todos elogiavam seu belo sorriso. Aí, ela olhava para a câmera e dizia: “Eu agradeço à minha mãe e ao creme dental X pelo meu sorriso”. Essa propaganda permanece na minha cabeça há mais de 40 anos e, infelizmente, não me lembro do nome do creme dental, mas não me esqueço de que a moça agradecia à mãe pelo belo sorriso que apresentava.
Deixando minhas reminiscências de lado, neste mês que comemoramos o Dia das Mães, eu não poderia deixar de agradecer às milhares de mães que lutam diariamente para preservar os lindos sorrisos de seus filhos.
As mães, essas pessoas maravilhosas que nos geriram, são as verdadeiras parceiras dos dentistas na conquista de sorrisos saudáveis e encantadores. Mesmo em situações adversas como o trabalho diário, a correria do dia a dia que, às vezes, impede um maior cuidado com a saúde bucal, qual mãe não se encanta com um sorriso feliz de uma criança?
Em meados dos anos 80, um estudo realizado em consultórios odontológicos dos Estados Unidos mostrou que 84% das mães eram responsáveis pela escolha do dentista da família. É, portanto, uma tarefa delicada e, ao mesmo tempo, gratificante podermos participar junto com elas do desenvolvimento pessoal de seus filhos.
As mães não são apenas importantes para o sorriso dos filhos. Elas representam o maior dos afetos em nossos corações. Segundo uma pesquisa realizada pelo British Council (Conselho Britânico), entidade do Reino Unido que tem por atividade o ensino e a expansão do inglês no mundo, a palavra MOTHER é a mais bonita da língua inglesa, entre as pessoas que não falam inglês como língua materna. Foram mais de 40 mil pessoas entrevistadas, em 102 países, e entre as cinco primeiras estavam mother, passion (paixão), smile (sorriso), love (amor) e eternity (eternidade). Father (pai) não aparece sequer na lista de 70 palavras, triste sina dos homens de concorrer e perder quase sempre com aquelas que foram escolhidas por Deus. Interessante notar que SMILE também está ali entre as cinco primeiras.
Nesse mês de maio, e não apenas nele, claro, que também é considerado o mês de Maria, a mãe de Deus, gostaria nesta oportunidade de agradecer minha mãe pelos cuidados com minha educação, por me lembrar de escovar os dentes todos os dias e por me guiar em minha formação pessoal e profissional. O cuidado das mães com os filhos transcendiam nossa compreensão quando crianças. Hoje, entendemos o que as mães (e as esposas) representam em nossa vida e, parafraseando uma mensagem que recebi outro dia, aqui vai: “Deus não pode estar em todos os lugares, por isso ele fez as mães”.
Leia também: Outubro: mês da Odontologia e de seus heróis
Por Dr. Reynaldo Figueiredo, especialista em Odontopediatria, Odontologia para pacientes com necessidades especiais, Implantodontia e Habilitação em Odontologia Hospitalar e Laserterapia.
Atualizado em 30 de abril de 2024