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Terapia comportamental para crianças com TDAH
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Terapia comportamental para crianças com TDAH

Terapia comportamental para crianças com TDAH

02/03/2016
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Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos assuntos mais polêmicos que existem na pediatria atual.

Existem posições contrárias entre neuropediatras, pediatras, psicólogos, psicanalistas, entre europeus e americanos, só para mencionar alguns. O que propomos aqui é difundir o maior número de informações confiáveis para que os pais possam entender e eventualmente escolher o caminho que queiram seguir. Esta é uma orientação encontrada num livro da American Academy of Pediatrics de 2008.

A Terapia Comportamental tem três princípios básicos:

  1. Definir metas específicas factíveis. Defina metas claras e razoáveis ​​para o seu filho, como ficar focado em trabalhos de casa por um determinado período de tempo ou partilhar brinquedos com os amigos.
  2. Fornecer recompensas e consequências. Dê ao seu filho uma recompensa especificada (reforço positivo) cada vez que ele mostra o comportamento desejado. Dê ao seu filho uma consequência especificada (resultado indesejado ou castigo) de forma consistente quando ele tem comportamentos inadequados.
  3. Continue usando as recompensas e consequências. Usar as recompensas e as consequências de forma consistente por um longo tempo vai moldar o comportamento do seu filho de uma forma positiva.

A maioria dos especialistas americanos recomendam usar ambos – os medicamentos e a terapia comportamental – para tratar déficit de atenção / hiperatividade. Isto é conhecido como um método de tratamento multimodal.

Há muitas formas de terapia de comportamento, mas todas têm um objetivo comum de mudar ambientes físicos e sociais da criança para ajudá-la a melhorar seu comportamento.

Segundo esta abordagem, os pais, os professores e outros cuidadores têm que aprender as melhores formas de trabalhar e se relacionar com a criança com TDAH. Tem que aprender a definir e impor regras, ajudar a criança a entender o que ela precisa fazer, usar a disciplina de forma eficaz e incentivar o bom comportamento. A criança vai aprender as melhores maneiras de controlar seu comportamento e, como resultado, vai aprender a ser mais consistente. Esta é a visão da terapia comportamental.

A terapia comportamental reconhece os limites que ter TDAH impõe a uma criança. Ela se concentra em como priorizar pessoas, lugares e coisas na vida da criança, que pode adaptar-se pelo incentivo ao bom comportamento e desencorajar comportamento indesejado. É diferente da ludoterapia ou outras terapias que se concentram principalmente na criança e suas emoções, como a psicanálise.

Como principais cuidadores da criança, os pais desempenham um papel importante na terapia de comportamento. O treinamento de pais é importante para ajudá-los a aprender mais sobre o TDAH, o que ajudará o filho a melhorar. Cuidar de si mesmo também irá ajudar o seu filho. Ser pai de uma criança com TDAH pode ser cansativo e testa os limites mesmo dos melhores pais.

10 dicas para ajudar o seu filho a controlar seu comportamento:

  1. Mantenha seu filho em uma programação diária. Tente manter uma rotina para acordar, comer, tomar banho, sair para a escola e horário de dormir a cada dia.
  2. Reduza o tempo de distrações. A música alta, jogos de computador e TV podem ser mais estimulantes para o seu filho. Estabeleça uma regra para manter sem TV ou música durante as refeições e enquanto seu filho está fazendo a lição de casa. Não coloque a TV no ​​quarto do seu filho. Sempre que possível, evite levar a criança para lugares que podem ser muito estimulantes, como shoppings movimentados.
  3. Organize sua casa. Se seu filho tem locais específicos e lógicos para manter seus trabalhos escolares, brinquedos e roupas, será menos provável de perdê-los. Tenha um local perto da porta da frente para a mochila da escola para que ele possa pegá-la na hora de sair.
  4. Recompense o comportamento positivo. Ofereça palavras amáveis, abraços, ou pequenos prêmios para alcançar objetivos em tempo hábil ou bom comportamento. Elogie e recompense os esforços do seu filho para prestar atenção.
  5. Defina metas factíveis. Espere um lento progresso em vez de ansiar por resultados imediatos. Certifique-se de que seu filho entende que ele pode tomar pequenos passos em direção a aprender a controlar-se.
  6. Ajude o seu filho na tarefa de casa. Use gráficos e listas de verificação para controlar o progresso nos trabalhos de casa ou tarefas. Mantenha instruções breves e ofereça frequentes lembretes amigáveis.
  7. Limite as escolhas. Ajude seu filho a aprender a tomar boas decisões, dando-lhe apenas 2 ou 3 opções de cada vez.
  8. Encontre atividades em que seu filho pode ter sucesso. Todas as crianças precisam experimentar o sucesso para se sentir bem sobre si mesmas.
  9. Use disciplina e tenha calma. Use consequências, tais como tempo limite, a remoção da criança da situação ou distração. Às vezes, o melhor é simplesmente ignorar o comportamento. O castigo físico, como palmada ou tapa, não é útil. Discuta o comportamento do seu filho com ele quando ambos estiverem calmos.
  10. Desenvolva um bom sistema de comunicação com o professor do seu filho para que você possa coordenar seus esforços e monitorar o progresso do seu filho e trabalhar em conjunto com a escola.

Leia também: TDAH e a criança, como lidar?

Fonte: Compreender TDAH: informações aos pais sobre de Déficit de Atenção / Hiperatividade (Copyright © 2007 Academia Americana de Pediatria.)

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Atualizado em 3 de setembro de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

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