PESQUISAR
Cuidar de crianças e adolescentes com ética, qualidade e responsabilidade. Com base neste alicerce, criou-se o Pronto Socorro Infantil Sabará, em 1962.
Após pouco mais de dez anos de sua criação e com o objetivo de promover a excelência no atendimento, entra em atividade a primeira UTI Neonatal e Pediátrica, com modernos equipamentos e uma equipe técnica conceituada. O fato possibilitou ao hospital tornar-se referência no cenário pediátrico brasileiro.
Em outubro de 2005, o pediatra Dr. José Luiz Setúbal adquire o hospital com planos de criar uma Fundação para realizar atividades de Ensino, Pesquisa e Atendimento em saúde infantil. O hospital, então, é doado para se unir à Fundação Hospital Infantil Sabará, mais tarde renomeada de Fundação José Luiz Egydio Setúbal, em homenagem ao instituidor.
Como parte do processo de transformação, em 2009 inicia-se a construção de um novo hospital capaz de atender dos problemas mais simples aos mais complexos em saúde infanto-juvenil, sempre alinhado ao conceito de “Children’s Hospital“: integração que vai do atendimento básico no pronto-socorro até intervenções e procedimentos de última geração. Além da promoção do ensino e pesquisa.
O hospital foi doado para a Fundação José Luiz Egydio Setúbal, criada no final de 2010 com a missão de atuar em saúde infantil. A fundação entende a saúde não em oposição à doença, mas como bem-estar do indivíduo nas dimensões biopsicossocial, conforme definição da OMS (Organização Mundial de Saúde).
Em 2011, foi criado o Instituto Pensi, uma OSCIP que ficou responsável pela parte da educação, ensino, pesquisa e projetos sociais da Fundação.
A questão que se impunha neste momento era: Como utilizar um hospital de referência em pediatria e que gera recursos financeiros para promover a transformação social?
A resposta encontrada foi: Usar as expertises do hospital para realizar a missão proposta à Fundação José Luiz Egydio Setúbal.
Assistência à saúde: realizada pelo hospital e pelos Centros de Excelência.
Ensino, Treinamento e Formação de profissionais: utilizando as instalações e profissionais da saúde que atuam no hospital e no Instituto Pensi por meio de cursos, campos de estágios e simpósios ou congressos.
Desenvolvimento de Pesquisa: realizadas pelo Instituto Pensi, utilizando como fonte os pacientes do hospital.
Voluntariado e Apoio às Causas relacionadas à Saúde Infantil: organizado e administrado pelo Instituto Pensi e realizado em parceria com outras organizações não governamentais.
Divulgação de informações: feitas pelas mídias sociais, mídias de informação ao público em geral e por meio de trabalhos científicos.
Modelo de gestão e de governança: utilizando o corpo administrativo da Fundação e de colaboração com instituições públicas. O objetivo é ajudar a melhorar métodos e processos gerenciais e administrativos.
Durante o ano de 2013, foram criados três núcleos de pesquisa e em 2014 criou-se a parceria com o NCPI (Núcleo de Ciência na Primeira Infância), que é uma associação entre a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (mantenedora), o Insper, a Faculdade de Medicina da USP, o Hospital Infantil Sabará (representando a FJLES), o Child Developing Center de Harvard e DR CLAS (David Rockfeller Center for Latin America Studies).
Nutrição e Metabolismo: atuação em dificuldade alimentares, sob coordenação do Prof. Dr. Mauro Fisberg.
Doenças Alérgicas e Respiratórias: atuação em bebês chiadores sob coordenação do professor Dr. Dirceu Solé.
Doenças infecciosas e vacinas: coordenada pelo Prof. Dr. Marco Aurélio Safadi com atuação em diarreias virais.
Para 2014, a meta é criar o Núcleo de Desenvolvimento Infantil e estabelecer parceria com o NCPI, que será coordenada pelo Prof. Dr. Lino de Macedo.
Atualizado em 20 de junho de 2024