PESQUISAR
Professores e gestores da etapa de Educação Infantil podem julgar difícil ou não recomendável a realização de atividades conjuntas entre crianças com diferentes idades ou níveis de desenvolvimento. Ron Spreeuwenberg*, ao contrário, vê vantagens em se fazer isso.
Para ele, as vantagens são as seguintes:
Classes com crianças de diferentes idades possibilitam que elas interajam e aprendam com seus pares, desenvolvendo habilidades sociais e construindo confiança.
Irmãos podem ficar juntos na mesma classe, ao mesmo tempo em que interagem com outras crianças.
Classes com crianças de diferentes idades possibilitam que os educadores considerem as necessidades individuais e os níveis de habilidade de cada criança, ao invés de focarem as habilidade da classe como um todo.
Crianças mais velhas, ao conviverem com crianças mais novas, podem aprender compaixão, paciência e habilidades de resolução de problemas.
Crianças mais novas sentem-se desafiadas por seus colegas mais velhos, ao participarem das mesmas atividades.
O autor sugere que essas vantagens são obtidas se os professores prestarem atenção ao seguinte:
*Este texto apoia-se no artigo publicado em 18 de setembro de 2017, por Ron Spreeuwenberg no site: https://www.himama.com/blog/caring-for-mixed-age-groups-in-early-childhood-education/?ref=newsletter09-17
Leia também: A importância das creches e da educação infantil
Atualizado em 5 de novembro de 2024