A literatura infantil é uma das manifestações artísticas humanas mais antigas, se considerarmos que o escritor Esopo fazia suas fábulas para crianças. Podemos dizer que até os anos 70 as histórias infantis como fábulas, contos de fadas etc., estavam preocupadas em transmitir uma mensagem educativa, seja pela “moral da história” ou pelos ensinamentos colocados do que seria proibido ou perigoso para os pequenos.
No final do século XX, as histórias passam a evocar um novo mundo infantil, valorizando a criatividade, as emoções, a independência e um pensamento crítico, focalizando uma criança ativa, participante e não conformista.
Colocamos este pequeno texto do Ricardo Azevedo, autor e ilustrador de livros infantis, para abordar a importância da literatura e das artes na vida de nossos filhos:
“A importância de ter em mente que a Literatura – e a arte em geral, pintura, teatro, cinema, dança, música etc, – pode ser um espaço privilegiado para abordar o contraditório e a ambiguidade.
Menciono exemplos bastante simples, a título de esclarecimento, que são abordagens do contraditório no âmbito da chamada Literatura infantil: a postura de uma personagem como Peter Pan, que se recusa a ser adulto, critica a vida “real” e opta por viver num lugar utópico chamado “Terra do Nunca”; a viagem da menina Alice ao País das Maravilhas, e suas diversas e divertidas discussões sobre o sentido e o não-sentido das coisas; as madrastas que pretendem destruir suas enteadas, como em Branca de Neve, ou os príncipes e princesas, transformados em monstros ou animais, personagens recorrentes em muitos contos maravilhosos etc.”
Leia também: Livros constroem cérebros e ligações afetivas
Estimular a leitura é ajudar nossos filhos, de qualquer idade, a pensar e refletir sobre sentimentos, a conviver com situações que não imaginavam; além de auxiliá-los em seus repertórios de experiências que enfrentarão pela vida.
Por isso, damos tanta importância para que se contem histórias no Hospital Infantil Sabará. Essas histórias ajudam nossos pequenos pacientes a enfrentarem seus medos e dificuldades, ajudam na diminuição do estresse e possibilita que eles tenham uma recuperação mais rápida
Não se esqueça de que a leitura de histórias para crianças pequenas é um ótimo divertimento para se fazer na companhia dos filhos. As crianças maiores também devem ser incentivadas a ler, já que é um hábito saudável para estimular o desenvolvimento cognitivo e neurológico.
Aproveite o dia de hoje para dar um livro de presente a uma criança ou, se não puder, conte pelo menos uma história a ela.
Fonte: Ricardo Azevedo (Escritor e desenhista. Doutor em Letras–USP)
Artigo publicado em SOUZA, Renata Junqueira de. (org.) Caminhos para a formação do leitor. São Paulo, DCL, 2004. ISBN 85-7338-927-3
Atualizado em 5 de março de 2024