Levar a criança pequena ao oftalmologista nem sempre é fácil, mas é muito importante para prevenção de alguns problemas na visão, como estrabismo ou “olho torto”. Em geral, os pediatras recomendam uma avaliação antes dos 3 anos se não houver problemas graves nos olhos dos familiares.
A ambliopia é uma deficiência de visão que surge ao longo da vida e que afeta 2% a 4% da população. Ela ainda é altamente evitável e tratável se for reconhecida cedo.
Na revista Pediatrics de março, foi publicado um estudo que examinou os resultados do programa de Photoscreenin KidSight, entre maio de 2000 e abril de 2011.
Os autores do estudo compararam o rastreio de visão em crianças de 1 a 3 anos de idade e maiores de 4 anos, onde o exame foi igualmente eficaz em cada grupo etário na detecção de problemas de visão. A conclusão foi de que a triagem de visão pode identificar com precisão os fatores de risco para a ambliopia nessas faixas etárias e deve ser realizada nas crianças a partir de 1 ano de idade.
Recentemente nos EUA, uma Força-Tarefa Preventiva de Serviços Oftalmológicos informou dados suficientes para recomendar o Photoscreening em crianças menores de 3 anos. Os resultados deste estudo confirmam que o rastreio precoce com um oftalmologista pode detectar e reconhecer fatores que levam à ambliopia e que o tratamento pode efetivamente restaurar a visão em crianças pequenas.
Leia também:
A importância da triagem oftalmológica
Pergunte ao pediatra: problemas nos olhos
Cuidando dos olhos do seu filho
Fonte: Practical Community Photoscreening in Very Young Children | Pediatrics
Atualizado em 25 de abril de 2024