Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Você já ouviu falar de torcicolo congênito?

Você já ouviu falar de torcicolo congênito?

Você já ouviu falar de torcicolo congênito?

O torcicolo congênito é uma contratura muscular que aparece nas primeiras semanas de vida e faz com que o bebê fique com a cabeça virada para um dos lados.

É relativamente comum, aparecendo 1 caso em cada 250 nascimentos, mas não se sabe a causa. Parece ter relação com o tipo de parto (apresentação cefálica) e com a posição do bebê dentro do útero.

Além da posição da cabeça, muitas vezes, nota-se um caroço na região do pescoço, que pode ter o tamanho de uma azeitona.

O tratamento é feito por meio de fisioterapia, com manobras de alongamento do músculo e geralmente o problema desaparece entre 6 meses a 1 ano. Nos casos mais graves, quando a criança pode apresentar deformidades cranianas e faciais ou a limitação do pescoço não regride, pode ser necessário fazer uma cirurgia.

Leia também: Craniostenose: diagnóstico e o desenvolvimento da criança

Se o seu bebê fica virado só para um lado, converse com seu pediatra, pois o não tratamento do torcicolo pode acarretar em problemas para a criança.

Fonte: “Torcicolo congênito: avaliação de dois tratamentos fisioterapêuticos”
Rev. paul. pediatr. vol.26 no.3 São Paulo Sept. 2008
Luciane Zanusso PagnossimI; Augusto Frederico S. SchmidtII; Joaquim Murray Bustorff-SilvaIII; Sérgio Tadeu M. MarbaIV; Lourenço SbragiaV – Up to date

Atualizado em 1 de março de 2024

Sair da versão mobile