Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Você já ouviu falar em Hidrocele?

Escrevo para esse blog há cerca de 15 anos e esse, talvez, seja um daqueles poucos assuntos do qual eu nunca escrevi. Estou escrevendo por que outro dia me perguntaram, em um encontro social (essas coisas sempre acontecem com os médicos): o que é uma hidrocele?

Uma hidrocele é uma bolsa de líquido ao redor do testículo dentro do escroto. Hidroceles são comuns em recém-nascidos, especialmente em bebês prematuros. Meninos e homens mais velhos também podem apresentar essa condição.

E quais são os sinais e sintomas de uma hidrocele? Um menino com hidrocele tem uma protuberância na virilha ou no escroto. Você pode ou não conseguir ver a protuberância, mas você ou um médico poderão senti-la se apalparem a região. Às vezes, ela pode mudar temporariamente de tamanho quando um bebê chora ou muda de posição.

O que causa uma hidrocele?

Normalmente, durante a gestação, quando um bebê está se desenvolvendo, seus testículos começam a se formar em seu abdômen. Em seguida, os testículos migram pelo canal inguinal até a área genital, formando uma bolsa ao redor dos testículos dentro do escroto. A parte superior da bolsa eventualmente se fecha antes do nascimento. Às vezes, quando os testículos e o revestimento se movem juntos para o escroto, o líquido permanece na bolsa. Isso é chamado de hidrocele.

Existem dois tipos de hidroceles:

Normalmente, um médico faz o diagnóstico da hidrocele com um exame físico. Às vezes, ele também pode solicitar uma ultrassonografia, para confirmar ou descartar outras condições, como torção testicular ou hérnia inguinal.

O tratamento de uma hidrocele depende do tipo e da localização, da idade do paciente e de outras coisas. Geralmente, as hidroceles em bebês desaparecem sozinhas quando a criança atinge 1 ou 2 anos de idade. Se a hidrocele não desaparecer ou se ocorrer com outra condição, como uma hérnia inguinal, a cirurgia pode ser necessária.

O que os pais podem fazer?

– Observar a hidrocele quanto a quaisquer alterações e sempre informar ao médico;
– Seguir o conselho do médico sobre quaisquer consultas de acompanhamento.

Conforte-se em saber que hidroceles raramente afetam a capacidade de um menino de ter filhos mais tarde na vida.

 

Saiba mais:

https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/hipospadias/

https://www.hospitalinfantilsabara.org.br/sintomas-doencas-tratamentos/penis-do-seu-bebe-limpeza/

https://www.hospitalinfantilsabara.org.br/sintomas-doencas-tratamentos/hidrocele/

Sair da versão mobile