PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Hipospádias
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Hipospádias

Hipospádias

23/08/2017
  17553   
  1
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

O que são hipospádias?

Hipospádia é o termo médico para um tipo de defeito congênito que afeta o pênis. Em meninos nascidos com este defeito de nascimento, o tubo que transporta urina da bexiga para o exterior do corpo, chamado de “uretra”, não se forma normalmente. Como resultado, o buraco que a urina sai, chamado de “meato uretral” – está no lugar errado.

Em um pênis normal, a abertura uretral (o furo) está na ponta do pênis. Em um pênis com hipospádia, o buraco pode estar próximo da ponta, em algum lugar ao longo do eixo do pênis, ou para baixo pelos testículos. Se a condição for grave e não for corrigida, ela pode fazer com que a urina flua em uma direção incomum. Por isso, meninos com hipospádias graves que não são corrigidas precisam se sentar para urinar.

Hipospádias graves também podem prejudicar a capacidade de um homem engravidar uma mulher na vida adulta. Isso ocorre porque hipospádias graves podem afetar a ereção do pênis e a maneira como os espermatozoides são transportados à vagina durante o sexo.

Os meninos nascidos com hipospádia às vezes também têm um testículo não descendente – quando um dos testículos do menino não desce para o saco escrotal entre as pernas.

Meu filho precisará de exames?

Talvez. Se o seu filho tiver hipospádia, a equipe de saúde provavelmente encontrou a malformação durante o exame feito logo após o nascimento. Às vezes, depois de encontrar hipospádia, os médicos pedem exames para descobrir se a causa é um problema relacionado com hormônios ou genes. Eles também, às vezes, pedem um ultrassom se não conseguirem localizar os testículos. O ultrassom pode mostrar onde os testículos estão e se parecem normais.

Como é tratada a hipospádia?

O tratamento nem sempre é necessário. Meninos com hipospádia leve geralmente podem urinar normalmente, embora seu fluxo de urina possa apontar em uma direção diferente do que em outros meninos. Nesses casos, eles geralmente podem ter relações sexuais normalmente quando crescem.

Em meninos com hipospádias mais graves, o principal tratamento é a cirurgia para criar uma nova uretra que tenha uma abertura no lugar certo. Esta cirurgia geralmente é feita quando o menino tem cerca de 6 meses de idade. Alguns meninos precisam de mais de uma cirurgia.

Em meninos que podem precisar de cirurgia, é uma boa ideia impedir a circuncisão. Dessa forma, os cirurgiões podem usar a pele que normalmente seria removida durante uma circuncisão para reconstruir partes do pênis.

Saiba mais: Hipospádia

Leia também: Hematúria – sangue na urina

Fonte: Up to date Hipospádia básico

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Atualizado em 31 de outubro de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • Viviane Maria de Almeida disse:

    Olá doutor meu filho tem hipospadia mediana ele têm quatro anos descobrir com dois anos e meio estou tentando a cirurgia e nunca consegui já foi suspensa por três vezes não sei mas o que fazer ele faz xixi e molha os pés e a roupa

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.