PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Você sabe o que faz um Enfermeiro Navegador?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Você sabe o que faz um Enfermeiro Navegador?

Você sabe o que faz um Enfermeiro Navegador?

25/09/2020
  511   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

O Sabará Hospital Infantil tem uma história de protagonismo na pediatria do Brasil. Várias vezes trouxemos novidades em atendimento pediátrico. Nos últimos anos para dar alguns exemplos implantamos um serviço de ECMO e nossas UTIs para atender nossos pacientes graves com sepse e outros casos que não evoluíam bem e tivemos resultados muito bons, semelhantes ou até melhores que grandes centros internacionais. Trouxemos também o conceito do profissional da saúde Child Life Specialist (ainda não encontramos um bom nome em português), já formamos 4 profissionais e hoje contamos com 3 em atuação e 2 em treinamento.

Em agosto iniciamos um serviço de enfermeiro navegador, uma novidade em enfermagem pediátrica. Este profissional existe em serviço oncológico e de cirurgias complexas como de transplantes, mas nunca vi em unidades ou hospitais pediátricos. Mas o que é um enfermeiro navegador?

É o profissional que coordena, desde o início, os cuidados aos pacientes de alta complexidade que precisam de mais atenção em nossa Instituição, atuando como integrador das várias especialidades envolvidas no tratamento. O foco da atuação está no cuidado integrado, centrado no paciente para que, de forma humanizada, os pais ou responsáveis pela criança possam entender cada etapa do atendimento, contando com todo o apoio emocional e técnico que ele necessita.

O nosso Centro de Excelência em Alta Complexidade conta com um Programa de Navegação voltado para melhorar a experiência da criança durante sua jornada na instituição, garantindo assim, mais aderência ao plano de cuidados.

Desenvolvida nos Estados Unidos e implantada em diversos países da Europa, a Navegação de Pacientes é uma novidade no Brasil e, o Sabará Hospital Infantil é um dos precursores na implantação desse serviço na Pediatria. O enfermeiro navegador é responsável pelo vínculo da Instituição com a família, apoiando nas questões emocionais e administrativas, atuando como um coordenador e facilitador do processo de cuidados. O Sabará Hospital Infantil conta com o Programa de Navegação para os Serviços de Terapia Fetal e Neonatal, Neurologia, Cardiologia e Aerodigestivo, acompanhando os pacientes críticos em cada etapa do tratamento, ampliando a sua aderência ao plano de cuidados.

Este serviço coloca nossa enfermagem na vanguarda do atendimento pediátrico no Brasil, trazendo conceitos modernos para atendimento de pacientes críticos, mas que acaba modificando todos os processos dos demais pacientes. Junta-se a isso nosso atendimento superhumanizado, fruto de nossa mentalidade humanista que vem do DNA de nossa instituição e pelo fato de sermos um hospital e uma instituição voltada toda para o atendimento de criança e de adolescente, e isso faz uma diferença enorme, porque aqui, todos gostamos de lidar comeste público.

Tenho muito orgulho deste time de enfermagem do Sabará Hospital infantil comandado pela Magda Bueno Budzinski, em nome de quem cumprimento em especial todo o time de enfermeiros e enfermeiras navegadoras e dou parabéns pela iniciativa e pelo trabalho desenvolvido. Com mais esta ação vamos cumprindo nossa missão de que “uma criança saudável, faz uma sociedade melhor”.

Saiba mais:

O que é um Child Life Specialist?

A pediatria em transformação no Sabará Hospital Infantil

O Sabará no Brasil e o Mundo

Sabará confirma ser o melhor hospital para o público pediátrico

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade