Mais de sete mil crianças visitam o departamento de emergência nos EUA a cada ano por problemas relacionados a reações a medicamentos e erros na medicação. Os erros geralmente envolvem medicamentos para dor e febre como paracetamol e ibuprofeno. No Brasil, o número deve ser muito grande também. Para evitar problemas, existem algumas medidas que devem ser postas em prática.
Dicas gerais de segurança de medicamentos:
- Mantenha os medicamentos fora do alcance das crianças com as tampas de segurança no recipiente.
- Remédios para resfriados muitas vezes têm vários medicamentos misturados. Por exemplo, não dê um medicamento para febre se seu filho já recebeu um remédio para resfriado. Lembre-se que um único medicamento simples é geralmente melhor para evitar este tipo de confusão.
- Verifique a etiqueta da medicação e leia as datas de validade. Medicamentos expirados podem perder sua força e até serem prejudiciais.
- As crianças pequenas que tomam medicação podem querer chamar a atenção dos adultos. Às vezes uma criança de 2 anos de idade pode dizer que têm uma dor de cabeça ou dor de estômago para chamar a atenção ou para tomar o remédio. Observe os sintomas e dê a sua atenção, mas não dê a medicação se ela não for necessária.
- Dê a dose correta. Meça a dose exatamente como prescrito pelo médico.
- Dê o medicamento nos horários prescritos. Se você esquecer de uma dose, leia a bula ou converse com o médico para orientações.
- Dê medicamentos sintomáticos (tais como: tosse persistente) apenas quando o seu filho precisar e nunca para crianças menores de 2 anos. O uso contínuo geralmente não é necessário. Fale com o seu médico.
- Geralmente é melhor não misturar medicamentos com comida ou bebida porque podem interferir com a eficácia da medicação ou diluir a dose. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico antes de misturar medicamentos com alimentos ou líquidos.
- Alguns medicamentos não têm gosto muito bom. Se a medicação é essencial, seja firme, ajude seu filho a tomá-la e dê uma razão para a necessidade.
- Se o seu filho precisa tomar um remédio, seja em casa, na escola ou na creche, converse com o responsável que estará com a criança no horário da medicação.
Leia também: Dicas de segurança para o uso de medicamentos em crianças
Fonte: Adaptado de Curriculum para Administração de Medicamentos em Educação Infantil e Criança de Cuidados (Copyright © Academia Americana de Pediatria 2012).
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o atendimento médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o seu pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 7 de agosto de 2024