PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
27 de agosto — Dia do Psicólogo
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
27 de agosto — Dia do Psicólogo

27 de agosto — Dia do Psicólogo

25/08/2023
  658   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Em 27 de agosto, comemoramos o dia do psicólogo. No Brasil, essa profissão foi regulamentada em 1964, pela Lei Nº. 4.119/62. O Dia Nacional do Psicólogo foi instituído pela Lei Nº. 13.407/2016. É um dia que vale a pena comemorar! Trata-se de uma formação exigente, longa e que requer especialização no recorte de atuação escolhido pelo profissional. Esse é o caso, por exemplo, da psicologia hospitalar.

O Sabará Hospital Infantil e o Instituto PENSI, da Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES), contam com a atuação de muitas psicólogas e psicólogos. No Sabará, eles atuam no setor de psicologia hospitalar e no programa Child Life. No Instituto PENSI, participam de pesquisas e atendimentos clínicos.

O psicólogo é um profissional da saúde. Ele faz diagnósticos, orienta e ajuda o paciente a viver as muitas, e às vezes difíceis, situações durante sua internação em um hospital. Fazer isso, quando se trata de crianças e suas famílias, é muito desafiador.

É importante ter psicólogos integrando a equipe dos profissionais da saúde no hospital. Graças a eles, as crianças e seus familiares podem encontrar um lugar de escuta para expressarem seus sentimentos e emoções. Podem receber orientação e compartilhar suas angústias e aflições. Dor, do ponto de vista psicológico, significa sofrimento, preocupação e medo. Doença, aguda ou crônica, produz ansiedade. A medicina, por mais desenvolvidos que sejam seus atuais recursos de pesquisa, diagnóstico, exames, tratamento e prevenção, tem seus limites. O mesmo vale para seus compromissos de prover o bem-estar biopsicossocial dos pacientes.

O setor de Psicologia Hospitalar do Sabará, coordenado pela psicóloga Cristina Borsari, está qualificado para atuar, como parte da equipe dos profissionais de saúde, visando ao cumprimento de suas funções específicas nesse contexto. Hoje, como sabemos, saúde é uma questão de cuidado e de autocuidado, bem como de educação. Educação para praticar a melhor prevenção (quando se está sadio) ou para gerir, como participante do processo de tratamento, tomando os medicamentos conforme o horário e a dosagem indicados, bem como seguindo as orientações recebidas.

Cuidado e educação, no sentido psicológico, implicam em compreensão, afeto, respeito, disciplina e confiança, variáveis que conflitam com a ignorância, o medo, a dúvida, a ansiedade e o sofrimento, difíceis de serem controlados por quem está doente ou por quem tem um ente querido doente. A participação de psicólogos, com formação qualificada para isso, pode fazer uma grande diferença em um hospital.

O programa Child Life no Sabará Hospital Infantil, coordenado pela Dra. Sandra Mutarelli Setúbal e pela psicóloga Jéssica Silva, é realizado por uma dezena de psicólogas. Todas elas fizeram ou estão fazendo formação como Child Life Specialists, nos Estados Unidos. Esse programa considera o estresse vivido pelas crianças e suas famílias no contexto da hospitalização, observando o modo como o sentem e como avaliam ou percebem seus recursos de enfrentamento. O brincar, com a sofisticação e o combinatório de possibilidades de sua utilização oferecidas pelo programa, é a principal metodologia visando ao bem-estar integral das crianças neste contexto.

Como professor de Psicologia do Desenvolvimento de centenas e centenas de, hoje, psicólogos e psicólogas, e como atual presidente da Academia Paulista de Psicologia, quero os cumprimentar por esse dia e dizer um muito obrigado pelo que fazem em favor de nossa saúde e bem-estar!

Dr. Lino de Macedo

Dr. Lino de Macedo

Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). É presidente da Academia Paulista de Psicologia e professor emérito do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Integra a Cátedra de Educação Básica do IEA (USP) e é assessor do Instituto PENSI.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.