PESQUISAR
Child Life Specialists (como são chamados na América do Norte) ou Especialistas no bem-estar infantil (como denominamos no Sabará Hospital Infantil) são membros da equipe multidisciplinar de saúde, que trabalham para ajudar crianças e familiares a enfrentarem positivamente o estresse pelo qual estão passando, seja por causa de uma troca de curativo, uma injeção, exame ou cirurgia. Durante a hospitalização das crianças, eles garantem o desenvolvimento emocional, social e cognitivo dos pacientes.
Trabalham em hospitais, unidades de saúde (ambulatórios e laboratórios), escolas, consultórios dentários, ou seja, em locais onde há crianças sob forte estresse. Levando em consideração o nível de desenvolvimento da criança, temperamento, cultura, dinâmica familiar e o motivo que a levou ao hospital, o Child Life Specialist avalia o nível de estresse da criança e prepara uma atividade lúdica relacionada à situação que está causando o desconforto.
Usando modalidades como brincadeiras, música, artes criativas e tecnologia adequadas para cada fase do desenvolvimento da criança e do adolescente, a equipe de Child Life se esforça para ajudar os pacientes e seus familiares a enfrentarem positivamente e entenderem seu estado e os cuidados que devem ter com a saúde.
Esses profissionais são comuns nos hospitais pediátricos dos Estados Unidos, Canadá e Japão, onde cursam uma faculdade para se graduarem. Eles atuam nas seguintes funções:
A Fundação José Luiz Egydio Setúbal, em parceria com o Instituto Pensi e o Sabará Hospital Infantil, mantém desde 2016 um programa piloto para a formação de Child Life Specialists, que complementam sua formação acadêmica na área da saúde (psicologia) com cursos na Universidade da California, em Santa Barbara, e estágios práticos no Flórida Hospital (Adventh Health Hospital for Children), em Orlando, ambos nos Estados Unidos.
Nestes seis anos, também trouxemos profissionais americanos para ajudar no treinamento de nossa equipe e temos recebido estagiários da Universidade Presbiteriana Mackenzie que passam dois semestres conosco em um estágio opcional, muito concorrido no curso de psicologia hospitalar dessa universidade.
Trazer esses profissionais para o Sabará Hospital Infantil foi um grande ganho de qualidade para a nossa equipe multidisciplinar, pois trouxemos com eles uma técnica de abordagem da criança doente fundamentada em teorias de desenvolvimento, dinâmica familiar e variáveis relacionadas à situação de saúde, psicologia infantil e conhecimento científico baseado em evidências.
Hoje em dia, a equipe multidisciplinar já não sabe mais trabalhar sem esses profissionais e solicita a formação de um número maior para que possam atuar em outras áreas do hospital. Mais uma vez, trazemos para o Sabará Hospital Infantil algo inovador no atendimento pediátrico brasileiro e sobretudo para a qualidade do atendimento dos nossos pacientes.
Saiba mais: