PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Especialistas no bem-estar infantil: uma experiência exitosa no Sabará Hospital Infantil
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Especialistas no bem-estar infantil: uma experiência exitosa no Sabará Hospital Infantil

Especialistas no bem-estar infantil: uma experiência exitosa no Sabará Hospital Infantil

05/05/2022
  149   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Child Life Specialists (como são chamados na América do Norte) ou Especialistas no bem-estar infantil (como denominamos no Sabará Hospital Infantil) são membros da equipe multidisciplinar de saúde, que trabalham para ajudar crianças e familiares a enfrentarem positivamente o estresse pelo qual estão passando, seja por causa de uma troca de curativo, uma injeção, exame ou cirurgia. Durante a hospitalização das crianças, eles garantem o desenvolvimento emocional, social e cognitivo dos pacientes.

Trabalham em hospitais, unidades de saúde (ambulatórios e laboratórios), escolas, consultórios dentários, ou seja, em locais onde há crianças sob forte estresse. Levando em consideração o nível de desenvolvimento da criança, temperamento, cultura, dinâmica familiar e o motivo que a levou ao hospital, o Child Life Specialist avalia o nível de estresse da criança e prepara uma atividade lúdica relacionada à situação que está causando o desconforto.

Usando modalidades como brincadeiras, música, artes criativas e tecnologia adequadas para cada fase do desenvolvimento da criança e do adolescente, a equipe de Child Life se esforça para ajudar os pacientes e seus familiares a enfrentarem positivamente e entenderem seu estado e os cuidados que devem ter com a saúde.

Esses profissionais são comuns nos hospitais pediátricos dos Estados Unidos, Canadá e Japão, onde cursam uma faculdade para se graduarem. Eles atuam nas seguintes funções:

  • Promover o desenvolvimento dos pacientes, normalizando rotinas diárias, atividades e ambiente;
  • Educar e preparar pacientes e familiares sobre a experiência de saúde em uma abordagem que atenda às necessidades individuais;
  • Fornecer apoio individualizado aos irmãos de crianças hospitalizadas, caso solicitado;
  • Incentivar atividades e brincadeiras apropriadas ao desenvolvimento;
  • Ajudar os pacientes a melhorarem suas habilidades de enfrentamento ao lidar com medo, dor, ansiedade e separação da família, amigos e ambientes familiares;
  • Fornecer informações à equipe multidisciplinar de saúde e apoiar as famílias em relação às questões psicossociais e de desenvolvimento dos pacientes;
  • Fornecer suporte individualizado antes, durante e após procedimentos médicos;
  • Utilizar o medical play em ambientes individuais ou em grupo como ferramenta de trabalho para ajudar a criança no estresse de situações clínicas. O medical play é uma brincadeira na qual a criança dispõe de uma série de objetos utilizados no hospital para brincar com uma boneca de pano que lhe é oferecida. Durante essa brincadeira, a criança se familiariza com tais objetos;
  • Promover o cuidado centrado na família, oferecendo informação, defesa (advocacy) da criança e orientação;
  • Educar e orientar a equipe do hospital sobre o desenvolvimento infantil e questões relacionadas.

A Fundação José Luiz Egydio Setúbal, em parceria com o Instituto Pensi e o Sabará Hospital Infantil, mantém desde 2016 um programa piloto para a formação de Child Life Specialists, que complementam sua formação acadêmica na área da saúde (psicologia) com cursos na Universidade da California, em Santa Barbara, e estágios práticos no Flórida Hospital (Adventh Health Hospital for Children), em Orlando, ambos nos Estados Unidos.

Nestes seis anos, também trouxemos profissionais americanos para ajudar no treinamento de nossa equipe e temos recebido estagiários da Universidade Presbiteriana Mackenzie que passam dois semestres conosco em um estágio opcional, muito concorrido no curso de psicologia hospitalar dessa universidade.

Trazer esses profissionais para o Sabará Hospital Infantil foi um grande ganho de qualidade para a nossa equipe multidisciplinar, pois trouxemos com eles uma técnica de abordagem da criança doente fundamentada em teorias de desenvolvimento, dinâmica familiar e variáveis relacionadas à situação de saúde, psicologia infantil e conhecimento científico baseado em evidências.

Hoje em dia, a equipe multidisciplinar já não sabe mais trabalhar sem esses profissionais e solicita a formação de um número maior para que possam atuar em outras áreas do hospital. Mais uma vez, trazemos para o Sabará Hospital Infantil algo inovador no atendimento pediátrico brasileiro e sobretudo para a qualidade do atendimento dos nossos pacientes.

Saiba mais:

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.