Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

A preocupação com a deficiência de vitamina D

A preocupação com a deficiência de vitamina D

A preocupação com a deficiência de vitamina D

A vitamina D é a nova mania dos médicos e é usada (pelo menos em São Paulo), desde que me formei, como suplemento vitamínico em crianças até 2 anos. Antigamente, até nossos avós tomavam óleo de fígado de bacalhau.

Essa vitamina é essencial para a saúde dos ossos e para a função cardiovascular e imunológica, bem como para adultos criticamente doentes. A sua deficiência está associada com algumas doenças.

No estudo Deficiência de vitamina D em crianças gravemente doentes, os pesquisadores testaram os 25-hidroxi níveis de vitamina D de 511 crianças internadas na unidade de terapia intensiva pediátrica durante um período de 12 meses.

Os resultados indicaram que 40% das crianças tinham deficiência desta vitamina, que é uma maior prevalência em comparação à população, em geral, pediátrica. Tal como acontece com os adultos, os níveis mais baixos estavam associados com maior gravidade das doenças em crianças internadas na unidade de terapia intensiva.

As crianças previamente saudáveis ​​apresentaram níveis mais baixos de vitamina D que aquelas com doenças crônicas subjacentes, provavelmente porque os pais delas, com doenças crônicas, foram mais propensos a dar aos seus filhos suplementos vitamínicos.

Contrariamente às expectativas, os pesquisadores não constataram que as crianças com infecções tinham menor nível desta vitamina que outras criticamente doentes, com exceção daquelas que tiveram choque séptico.

Os autores do estudo recomendam a triagem de crianças gravemente doentes com fatores de risco para deficiência de vitamina D e, assim, fazer uma prevenção.

Para as crianças que estão saudáveis, recomenda-se o uso de suplementação, de acordo com a orientação do pediatra. Eventualmente, o especialista medirá o nível dessa substância no sangue, já que o uso de protetor solar e as medidas contra o banho de sol são fatores de risco para deficiência da vitamina D.

Leia também: Vitamina D: precisamos suplementá-la?

Fonte: Vitamin D Deficiency in Critically Ill Children (in the September 2012 issue of Pediatrics. Published online Aug. 6)

Atualizado em 8 de abril de 2024

Sair da versão mobile