PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
A transformadora jornada do trabalho voluntário: impactos positivos na vida das pessoas
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
A transformadora jornada do trabalho voluntário: impactos positivos na vida das pessoas

A transformadora jornada do trabalho voluntário: impactos positivos na vida das pessoas

20/12/2023
  339   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Você já parou para pensar sobre a importância do trabalho voluntário e o impacto que isso tem em sua vida e dos outros? Participar de ações sociais traz muitos benefícios para seu crescimento pessoal e, claro, para a sociedade.

Sabemos que a rotina das pessoas é extensa, e envolve muitas horas de trabalho, estudos, atividades de lazer, além dos cuidados com a família e a casa, mas o voluntariado pode contribuir para que as pessoas tenham uma vida melhor e mais realizada.

O trabalho voluntário é um compromisso de contribuir livremente para a melhoria das condições de vida de indivíduos e comunidades. O ato de voluntariar-se não apenas representa o primeiro passo para transformar a vida de outras pessoas, mas também marca o início de uma jornada de transformação pessoal. Ao se envolver no voluntariado, indivíduos experimentam um notável crescimento pessoal em diversos aspectos.

O voluntariado propicia a chance de ampliar suas perspectivas e desenvolver novas habilidades. Isso não apenas aumenta a autoestima como também promove um senso de autoeficácia, à medida que as pessoas descobrem sua capacidade de fazer a diferença no mundo.

Além de um ambiente colaborativo, participativo, o trabalho permite que haja a construção de relacionamentos com outros colegas e os próprios beneficiários, enriquecendo a vida emocional e promovendo um sentimento de pertencimento.

Estudos científicos corroboram a importância do trabalho voluntário no combate à depressão, solidão e estresse, destacando seu papel benéfico no funcionamento cognitivo. O voluntariado, ao envolver atividades como planejamento, foco e realização, contribui para o bom funcionamento do cérebro.

Você já parou para pensar que, por meio do trabalho voluntário, você pode desenvolver e descobrir habilidades que desconhecia? Pois é, ser voluntário possibilita o desenvolvimento da comunicação, liderança, trabalho em equipe e resolução de problemas, entre outras habilidades. A variedade de experiências adquiridas no voluntariado pode ser incorporada ao currículo, proporcionando oportunidades únicas de crescimento profissional.

O voluntariado transcende a doação de tempo; é uma jornada de crescimento pessoal e enriquecimento da alma. As pessoas que se dedicam a causas altruístas descobrem não apenas o poder de fazer a diferença na vida dos outros, mas também experimentam uma transformação profunda em si mesmas. Portanto, o voluntariado não é apenas uma contribuição para a sociedade, mas uma fonte inestimável de realização pessoal e desenvolvimento holístico. Ao abraçar o voluntariado, as pessoas não apenas impactam positivamente o mundo ao seu redor, mas também colhem os frutos de uma jornada enriquecedora e significativa.

 

Leia Mais:

A importância do brincar na infância: impactos no desenvolvimento, saúde e recuperação das crianças e a visão da equipe de voluntários

A importância da formação inicial para novos voluntários em ambiente hospitalar

Seja um voluntário

Caroline Sanches

Caroline Sanches

Coordenadora do programa de Voluntariado do Instituto PENSI no Sabará Hospital Infantil

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.