Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Alimentação de mães que amamentam

Alimentação de mães que amamentam

Alimentação de mães que amamentam

Como pediatra, estou acostumado a ouvir perguntas das mães com relação à amamentação. Primeiramente, é preciso saber que para conseguir amamentar é necessário se alimentar bem. Lembre-se de que você está alimentando duas pessoas (você e o bebê) e que o melhor jeito de voltar ao peso anterior à gestação é amamentar.

Abaixo, estão algumas das perguntas mais frequentes e suas respostas:

As mulheres que amamentam precisam comer mais?
Sim. As mulheres que amamentam precisam comer mais do que as que não amamentam. Quando uma mãe alimenta seu bebê, seu corpo trabalha duro para fazer o leite materno, então ela precisa de calorias extras.

Elas precisam beber mais líquidos?
Sim. As mulheres que amamentam precisam beber bastante líquido. Lembre-se que boa parte do leite é água e, quanto mais hidratada a mãe estiver, mais leite ela produzirá. É comum elas terem sede na hora que estão amamentando, por esta razão seria bom que, antes de iniciar a amamentação, bebessem um ou dois copos de água e sempre que estiverem com sede também. O volume pode variar de três a quatro litros por dia.

Precisam tomar vitaminas?
Algumas mulheres precisam tomar um suplemento de ferro ou vitaminas. Os suplementos são comprimidos, cápsulas, líquidos que têm nutrientes. Você pode precisar tomar um de ferro por dia, se apresentar uma condição chamada “anemia”, depois de dar à luz.

Converse com seu obstetra sobre isso. Em São Paulo, muitos médicos mantêm, após o parto, o mesmo suplemento que a mulher tomava durante a gestação. De qualquer forma, uma alimentação saudável, variada e que contenha os nutrientes necessários é sempre importante.

Elas devem evitar certos alimentos?
Sim. As mulheres que amamentam devem evitar certos tipos de peixes que têm uma grande quantidade de mercúrio. Este metal é uma substância que pode passar pelo leite materno e ir para o bebê. Ele pode causar problemas no cérebro da criança e no sistema nervoso (ex.: tubarão, espadarte, cavala). Outros tipos de peixes não têm tanto mercúrio. As mulheres podem comê-los até duas vezes por semana (camarão, atum em lata, salmão, etc.).

Devem evitar certos medicamentos?
Depende. Informe o seu médico se você tomar qualquer medicamento. Ele poderá dizer se esses remédios são seguros para tomar durante a amamentação.
Alguns medicamentos podem afetar a quantidade de leite materno, por exemplo, alguns hormônios, pílulas anticoncepcionais, podem reduzir a quantidade de leite.

Mulheres que amamentam podem beber álcool?
Depende. É importante saber que quando você bebe álcool, uma pequena parte passa pelo leite materno e vai para o bebê. Depois de ter bebido uma dose, leva cerca de duas horas para o seu corpo se livrar do álcool. Devido a isso, a maioria dos médicos recomenda que as mães esperem duas horas, após tomar uma dose de bebida, para amamentar.

Leia também: Álcool na amamentação pode afetar o desenvolvimento das crianças

Elas podem beber cafeína?
Depende. A maioria dos médicos concorda que tudo bem beber de duas a três xícaras por dia de uma bebida com cafeína. Mas uma parte da substância pode passar pelo leite materno e dele para o bebê. Algumas crianças podem ficar agitadas ou com problemas para dormir, além de aumentar as cólicas.

Devem fumar?
Provavelmente não. A maioria dos médicos recomenda que as mulheres parem ou reduzam o uso do tabaco, porque os bebês que têm pais fumantes podem ter problemas respiratórios, infecções pulmonares ou de ouvido.

E se eu tiver perguntas?
Se você tem alguma dúvida sobre nutrição e aleitamento materno, pergunte ao seu médico. Algumas mulheres também acham que é útil consultar um especialista em amamentação, chamado de “consultor de lactação”.

Fonte: “Patient information: Health and nutrition for women who breastfeed”

Atualizado em 23 de fevereiro de 2024

Sair da versão mobile