PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Álcool na amamentação pode afetar o desenvolvimento das crianças
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Álcool na amamentação pode afetar o desenvolvimento das crianças

Álcool na amamentação pode afetar o desenvolvimento das crianças

10/12/2018
  926   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Embora a exposição pré-natal ao álcool e à nicotina esteja associada à redução da cognição em crianças, as associações entre o consumo de álcool na amamentação e a cognição não foram bem examinadas.

O objetivo de um estudo australiano foi examinar se beber ou fumar durante a amamentação diminui os escores cognitivos das crianças.

O estudo foi publicado na edição de agosto de 2018 da revista Pediatrics, “Beber ou fumar durante a amamentação e posterior cognição em crianças“, e utilizou dados de mais de cinco mil crianças australianas da coorte The Growing Up Australia Study.

Os autores mostraram que expor os bebês ao álcool através do leite materno pode causar reduções nas habilidades cognitivas aos seis/sete anos de idade. No entanto, aos 10/11 anos de idade, o impacto não foi evidente.

O tabagismo durante a amamentação não mostrou alteração nos resultados cognitivos. Essas reduções nas habilidades cognitivas não foram vistas em bebês que nunca amamentaram, sugerindo uma ligação direta entre o álcool na amamentação e a função reduzida.

As conclusões foram que, embora a relação entre o consumo de álcool na amamentação e as reduções cognitivas seja pequena, pode ser significativa quando as mães consomem álcool regularmente ou bebem demais. Análises posteriores avaliarão as relações entre o consumo de álcool ou o tabagismo durante a lactação e os resultados acadêmicos, de desenvolvimento, físicos e comportamentais em crianças.

Saiba mais sobre este assunto no blog do Hospital Infantil Sabará:

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Pediatrics August 2018, VOLUME 142 / ISSUE 2

From the American Academy of Pediatrics

“Drinking or Smoking While Breastfeeding and Later Cognition in Children”

Louisa Gibson, Melanie Porter

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade