PESQUISAR
Desde a Grécia clássica, quando se dizia “Mente sã num corpo são”, a humanidade sabe do bem que a atividade física faz para a saúde.
O estudo “Physically Active Math and Language Lessons Improve Academic Achievement: A Cluster Randomized Controlled Trial“, da edição de março de 2016 da Pediatrics, examinou se a adição de atividade física pode ajudar as crianças a aprenderem melhor matemática e ortografia. E mais uma vez se comprovou a sabedoria dos gregos antigos.
Pesquisadores na Holanda trabalharam com 500 crianças do segundo e terceiro grau (ensino fundamental e médio). Elas foram colocadas em dois grupos: um continuava com aulas normais (grupo controle), enquanto o outro participava do programa “Fit & Vaardig” – uma série de aulas em que o exercício físico é usado para ensinar matemática e linguagem.
Depois de dois anos, as crianças do grupo Fit & Vaardig mostraram maiores ganhos em matemática e nos resultados dos testes de ortografia padronizada em comparação com as crianças do grupo controle. Os resultados equivalem a 4 meses a mais de ganhos de aprendizagem em comparação com o outro grupo. Não foram encontradas diferenças nos testes de leitura.
Os autores concluem que as lições de ensino fisicamente ativas melhoram as habilidades de matemática e ortografia e oferecem uma nova forma promissora de ensino.
No nosso blog temos vários artigos que dão boas informações sobre a importância da atividade física, dê uma olhada aqui.
Fonte: Pediatrics março de 2016 – Physically Active Math and Language Lessons Improve Academic Achievement: A Cluster Randomized Controlled Trial. Marijke J. Mullender-Wijnsma, Esther Hartman, Johannes W. de Greeff, Simone Doolaard, Roel J. Bosker, Chris Visscher
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 13 de setembro de 2024