PESQUISAR
O projeto “Um Mapa da Nutrição e da Atividade Física no Brasil”, que faz parte do Estudo Brasileiro de Nutrição e Saúde (Ebans), capitaneado pelo Centro de Nutrologia e Dificuldades Alimentares do Instituto de Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil (Pensi), foi selecionado como um dos três finalistas no Prêmio Abril & Dasa de Inovação Médica, na categoria Inovação em Medicina Social.
O prêmio é uma iniciativa que visa reconhecer projetos e profissionais médicos que fazem a diferença nas áreas científica, clínica e assistencial.
A premiação recebe a indicação de trabalhos conduzidos, publicados ou liderados por médicos brasileiros, contemplando, assim, estudos em fase clínica, testes laboratoriais, projetos educativos e assistenciais, campanhas de prevenção etc.
Os autores do projeto são Mauro Fisberg, Ágatha Nogueira Previdelli, Aline Veroneze de Mello, Gerson Luis Ferrari, Cristiane Hermes Sales, Natasha Aparecida Grande de França, Ana Paula Del’Arco, Irina Kovalskys.
A votação popular vai ajudar a escolher um vencedor por categoria. Os trabalhos campeões serão revelados em uma cerimônia no dia 05/12.
O sobrepeso e a obesidade ganharam escalas epidêmicas no Brasil e no mundo, trazendo como consequência um aumento no número de pessoas com diabetes, doenças cardiovasculares e até alguns tipos de câncer. Ou seja, o excesso de peso é uma condição de saúde que precisa ser prevenida e controlada.
Foi com o intuito de desvendar no país o status de dois de seus fatores de risco – alimentação desequilibrada e sedentarismo – que nasceu o Estudo Brasileiro de Nutrição e Saúde (Ebans), em São Paulo. Esse trabalho coleta dados sobre o perfil alimentar e o padrão de atividade física de 2 mil pessoas em todas as regiões do país.
O conhecimento gerado pelo esforço científico pode fomentar políticas públicas e ações capazes não apenas de alterar o atual cenário de obesidade no Brasil, mas também influenciar programas de prevenção de doenças crônicas.
Leia também: Conheça os vencedores do Prêmio Abril & Dasa de Inovação Médica
Atualizado em 23 de dezembro de 2024