Toda criança adora correr, saltar, dançar e brincar. Basta observar os pequenos nos horários de recreio escolar, nos parques, nas praças, nos clubes e nas praias. É claro que toda essa atividade faz muito bem para eles. Afinal, vivemos na fase do sedentarismo e da obesidade. E por que não aproveitar essa energia toda para praticar atividades esportivas? O atletismo é uma modalidade que vem ganhando cada vez mais destaque entre as crianças, por ser extremamente dinâmica e alegre.
É uma atividade benéfica para aqueles que estão em fase de desenvolvimento, auxiliando na coordenação dos movimentos e no combate à obesidade. Além disso, diminui os riscos de diabetes e os sintomas de asma, proporciona melhoras no sono e no sistema imunológico, e ajuda o sistema cardiovascular.
O atletismo é um esporte que inclui um conjunto de modalidades: a corrida, os saltos e os lançamentos. Assim como outros esportes, também inclui uma grande quantidade de benefícios à saúde: tanto fisiológicos como psicológicos. A prática do atletismo possibilita uma maior consciência da importância da manutenção da saúde, do corpo e da mente.
Para as crianças não é diferente. A atividade física moderada, realizada 3 a 5 vezes por semana, diminui o depósito de gordura no corpo, aumenta o funcionamento do coração, diminui a pressão do sangue, a taxa de LDL (mau colesterol) que se deposita nos vasos sanguíneos, sintomas de ansiedade, tensão e depressão. Aumenta a capacidade aeróbica e o colesterol HDL (colesterol bom) que se liga às partículas de gordura levando-as para fora dos vasos, diminuindo o risco de problemas cardíacos. Quando a prática deste esporte é associada ao acompanhamento médico, ajudam-se as pessoas que sofrem de hipertensão, diabetes, bronquite, asma, artrites, dores lombares, osteoporose, doenças cardiovasculares ou derrames cerebrais.
O atletismo pode ser utilizado de maneira lúdica através de circuitos que envolvam deslocamentos diversos, saltos e lançamentos com materiais mais variados possíveis. É um esporte capaz de reunir as pessoas em eventos de rua, em competições nacionais e internacionais, promovendo a igualdade entre os participantes. Qualquer pessoa, de qualquer idade, independente da religião, fator socioeconômico, raça e condição física pode praticá-lo e participar de competições.
Por meio das experiências vividas durante os treinos e as competições, crianças e adolescentes podem ter a oportunidade de se desenvolver, afirmar suas identidades, autoestima e autoconfiança. Os esforços e as experiências no atletismo podem ser transferidos e aplicados em outras áreas de trabalho e da vida pessoal. Os adultos podem melhorar suas qualidades de vida e continuar criando desafios pessoais por meio da prática deste esporte.
Por Maria Helena S. Castro, psicomotricista, atua com crianças que têm dificuldade neuromotora
Atualizado em 16 de maio de 2024