Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Autoagressão de adolescentes

Autoagressão de adolescentes

Autoagressão de adolescentes

Realmente o mundo que vivemos com nossos filhos está bem maluco! Lendo a revista Pediatrics de junho de 2012, deparei-me com um curioso artigo que relata um levantamento feito com 1.200 jovens de 7 a 16 anos, dos quais 670 responderam a um questionário sobre automutilação ou autoagressão não suicida.

Só o fato de alguém se preocupar em estudar isto já é assustador. Por que um jovem ou uma criança teria motivos para se autoagredir? Cerca de 8% dos entrevistados (sendo 9% das meninas e 7% dos meninos) cometeram alguma agressão. As meninas relataram mais cortes e os meninos se bateram mais. A prática é mais comum em adolescentes.

Os autores não chegam a uma conclusão do que leva à autoagressão e sugerem outros estudos para ver se isto ocorre em outras comunidades. De qualquer forma, enxergam nesta agressão um distúrbio de comportamento que pode ser um sinal de alerta para distúrbios psicológicos.

Leia também: Saiba um pouco mais sobre automutilação entre crianças e jovens

Fonte: “Rates of Nonsuicidal Self-Injury in Youth: Age, Sex, and Behavioral Methods in a Community Sample”, Pediatrics on line – 11-6-2012

Atualizado em 26 de março de 2024

Sair da versão mobile