A ressonância magnética é um exame de imagem comumente solicitado por médicos e cirurgiões-dentistas que permite avaliar as estruturas anatômicas sem a emissão de radiação
Neste exame, a imagem é coletada por meio de um campo magnético e muitas vezes surge a dúvida: meu filho(a) precisa remover o aparelho fixo antes do exame?
A resposta é DEPENDE. Cada paciente deverá ser avaliado pelo médico radiologista que considerará as possíveis interferências no resultado do exame. Quando houver necessidade, o aparelho deverá ser removido por um Cirurgião-Dentista.
Quem usa aparelho ortodôntico pode fazer ressonância magnética?
Sim. Os pacientes que estão sob tratamento ortodôntico e usam aparelhos fixos nos dentes podem fazer este exame. Entretanto, se o objetivo do exame é visualizar estruturas de cabeça e pescoço, o metal do aparelho pode prejudicar a qualidade da imagem.
Uma dica é solicitar ao ortodontista que remova o arco e bandas, mantendo somente os bráquetes. Desta forma, o comprometimento da qualidade da imagem será minimizado.
Existe o risco de o magnetismo gerado durante o exame machucar ou prejudicar os dentes?
O magnetismo que é gerado durante o exame, tende a atrair objetos metálicos e causar incômodos, no caso do metal estar na região examinada.
Entretanto, os aparelhos fixos mais modernos são compostos por ligas metálicas de Cromo-Níquel, de maneira que as forças magnéticas geradas pelo aparelho de ressonância causam pouca ou nenhuma atratividade sobre estes metais.
Estudos demonstraram que é seguro realizar o exame de ressonância magnética em pacientes com aparelho fixo adequadamente instalados.
Porque meu filho(a) teve que remover o aparelho fixo antes de fazer a ressonância magnética?
Embora o uso de aparelhos fixos não seja contraindicado para realizar exames de ressonância magnética, pode ser que o aparelho precise ser retirado antes do exame.
Isso porque, em alguns casos, o metal dos aparelhos ortodônticos pode causar distorções nas imagens obtidas. Nesses casos, é importante que exista uma boa comunicação entre a equipe médica solicitante do exame e a equipe odontológica que acompanha o paciente.
Veja mais artigos no blog do Hospital Infantil Sabará:
- Entenda a segurança das vacinas DTaP
- Vacina contra a Meningite meningocócica B: Entenda a importância!
- Perda auditiva em crianças: como identificar e tratar
Em caso de dúvidas: aledefra@gmail.com ou 11 99425 8561
Dra. Samya Abud Frascino – CROSP 104.257 Ortodontista e Clínica
1 Klocke A et al., Magnetic field interactions of orthodontic wires during magnetic resonance imaging (MRI) at 1.5 Tesla. J Orofac Orthop. 2005 Jul;66(4):279-87. 2 Oshagh M et al. Effect of MRI on the mechanical properties of stainless steel orthodontic wires. World J Orthod. 2010 Winter;11(4):e72-7.