PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
É preciso remover o aparelho fixo para fazer uma ressonância magnética?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
É preciso remover o aparelho fixo para fazer uma ressonância magnética?

É preciso remover o aparelho fixo para fazer uma ressonância magnética?

28/09/2018
  21677   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

A ressonância magnética é um exame de imagem comumente solicitado por médicos e cirurgiões-dentistas que permite avaliar as estruturas anatômicas sem a emissão de radiação

Neste exame, a imagem é coletada por meio de um campo magnético e muitas vezes surge a dúvida: meu filho(a) precisa remover o aparelho fixo antes do exame?

A resposta é DEPENDE. Cada paciente deverá ser avaliado pelo médico radiologista que considerará as possíveis interferências no resultado do exame. Quando houver necessidade, o aparelho deverá ser removido por um Cirurgião-Dentista.

Quem usa aparelho ortodôntico pode fazer ressonância magnética?

Sim. Os pacientes que estão sob tratamento ortodôntico e usam aparelhos fixos nos dentes podem fazer este exame. Entretanto, se o objetivo do exame é visualizar estruturas de cabeça e pescoço, o metal do aparelho pode prejudicar a qualidade da imagem.

Uma dica é solicitar ao ortodontista que remova o arco e bandas, mantendo somente os bráquetes. Desta forma, o comprometimento da qualidade da imagem será minimizado.

Existe o risco de o magnetismo gerado durante o exame machucar ou prejudicar os dentes?

O magnetismo que é gerado durante o exame, tende a atrair objetos metálicos e causar incômodos, no caso do metal estar na região examinada.

Entretanto, os aparelhos fixos mais modernos são compostos por ligas metálicas de Cromo-Níquel, de maneira que as forças magnéticas geradas pelo aparelho de ressonância causam pouca ou nenhuma atratividade sobre estes metais.

Estudos demonstraram que é seguro realizar o exame de ressonância magnética em pacientes com aparelho fixo adequadamente instalados.

Porque meu filho(a) teve que remover o aparelho fixo antes de fazer a ressonância magnética?

Embora o uso de aparelhos fixos não seja contraindicado para realizar exames de ressonância magnética, pode ser que o aparelho precise ser retirado antes do exame.

Isso porque, em alguns casos, o metal dos aparelhos ortodônticos pode causar distorções nas imagens obtidas. Nesses casos, é importante que exista uma boa comunicação entre a equipe médica solicitante do exame e a equipe odontológica que acompanha o paciente.

Veja mais artigos no blog do Hospital Infantil Sabará:

Em caso de dúvidas: aledefra@gmail.com ou 11 99425 8561

Dra. Samya Abud Frascino – CROSP 104.257 Ortodontista e Clínica

1 Klocke A et al., Magnetic field interactions of orthodontic wires during magnetic resonance imaging (MRI) at 1.5 Tesla. J Orofac Orthop. 2005 Jul;66(4):279-87. 2 Oshagh M et al. Effect of MRI on the mechanical properties of stainless steel orthodontic wires. World J Orthod. 2010 Winter;11(4):e72-7.

Comunicação PENSI

Comunicação PENSI

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade