PESQUISAR

Residência Médica
Residência Médica
Posição de dormir
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Posição de dormir

Posição de dormir

25/10/2019
  133   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Você sabia que a postura que seu filho dorme interfere diretamente no seu desenvolvimento?

Os hábitos das crianças modificam muitas coisas em seu crescimento. Da mesma forma que ingerir alimentos fritos aumenta a chance de obesidade, os hábitos bucais inadequados aumentam a chance de uma mordida e um desenvolvimento crânio-facial inadequados.

Quando uma criança tem o hábito de dormir com a mão embaixo ou ao lado do queixo, por exemplo, ela está propagando uma força que empurra a mandíbula para o lado. A longo prazo isso pode gerar uma assimetria no rosto da criança, que pode ser irreversível.

Deitar-se de bruços, por exemplo, gera um posicionamento forçado na região cervical (pescoço) que, quando por muito tempo mantida, induz uma adaptação muscular que poderá gerar uma alteração de postura mesmo no estado de vigília.

Outro hábito muito comum é o de respirar pela boca, que induz, por exemplo, posicionamento de língua incorreto, gerando problemas de crescimento dos ossos da face. Dormir sem travesseiros pode facilitar a ocorrência desse hábito. (Em outro post específico elucidamos melhor todas as consequências que uma respiração bucal pode gerar para a criança, lá você pode conferir em detalhes).

Uma postura adequada de sono, portanto, deve ser com a cabeça repousada em ângulo de 90º com o pescoço (travesseiro não muito alto nem muito baixo), deitado preferencialmente de lado com os braços repousados ou lado ou a frente do corpo. Os lábios devem estar selados e as mãos não devem apoiar o rosto.

Dr. Celso Sanseverino / Dra. Nelly Sanseverino

Dr. Celso Sanseverino / Dra. Nelly Sanseverino

Dr Celso Sanseverino (CROSP 35631) Especialista em Prótese Dental, Estética e Dor e Disfunção da Articulação Temporomandibular Dra Nelly Sanseverino (CROSP 35821) Especialista em Ortodontia, Ortopedia Facial e Disfunção Temporo-Mandibular e Dor Orofacial

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

NOSSAS INICIATIVAS
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade