PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Que comecem os jogos de escovação dos dentes!
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Que comecem os jogos de escovação dos dentes!

Que comecem os jogos de escovação dos dentes!

28/01/2025
  1272   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Geralmente, demora um bom tempo até que as crianças aprendam a escovar os dentes sozinhas. Aqui vou dar algumas sugestões práticas para ajudar você a tornar a escovação mais divertida para elas e também uma rotina.

Comece cedo. Não tem dentes? Sem problemas. Simplesmente seguir os movimentos escovando e limpando as gengivas regularmente ainda serve a um propósito muito útil.

Escove com frequência. Embora foquemos muito na escovação antes de dormir, tecnicamente falando, seu objetivo ao escovar os dentes é limpar a comida deles, e quanto mais cedo, melhor. No entanto, poucos adultos que conhecemos têm o hábito regular de escovar os dentes ao longo do dia. Comece a fazer seu filho escovar os dentes após as refeições desde cedo e você terá uma chance de criar um hábito duradouro.

Brinque, cante uma música. Criança gosta de brincar, faça algo lúdico ou invente alguma outra maneira criativa de manter seu filho envolvido no ato de escovar os dentes pelo menos pelo tempo que for necessário para garantir que seus esforços combinados os deixem limpos.

Dê uma olhada. Se seu filho está mostrando sinais de independência e insiste em escovar sozinho, então deixe-o. Só não se esqueça de adquirir o hábito de “checar” orgulhosamente o trabalho dele no final de cada sessão, enquanto casualmente faz alguns retoques seus.

Apele ao paladar e ao gosto do “freguês”. Se a Cinderela, um carro de corrida ou uma escova de dentes elétrica semelhante à sua têm mais chances de conquistar seu filho, então vá em frente. Sinta-se à vontade para satisfazer seus gostos, deixando-os escolher escovas de dentes e pastas que eles realmente possam ficar animados. Há muitas pastas com um gosto ótimo e tornam a escovação divertida.

Cada um com a sua escova. Quando você começar a escovar os dentes dele, seu filho provavelmente vai querer segurar a própria escova. Para evitar uma disputa, dê a ele uma escova de cerdas macias (ou até duas) para que ele possa segurar. Embora isso signifique usar três escovas em vez de uma, é um pequeno esforço para garantir uma rotina de escovação que realmente funcione.

Vá aonde nenhuma criança jamais foi. Sugerimos que você preste atenção especial (e direcione a atenção do seu filho) para os dentes que têm mais probabilidade de serem negligenciados. Enquanto você os ajuda a escovar, descreva o que está fazendo em termos com os quais eles possam se identificar, apontando os dentes “mordedores” (as superfícies de mastigação), os “dentes do sorriso” (você adivinhou — bem na frente) e os dentes complicados atrás. O objetivo é ensinar seu filho a não deixar nenhuma placa bacteriana sem ser removida.

Todas as crianças podem se beneficiar do flúor, mas é importante usar a quantidade certa de creme dental. As recomendações atuais aconselham usar uma quantidade de creme dental com flúor do tamanho de um grão de arroz para crianças menores de 3 anos e uma quantidade do tamanho de uma ervilha para crianças de 3 a 6 anos. Como o flúor encontrado no creme dental é claramente feito para ser enxaguado, mas não engolido, certifique-se de ajudar ou observar seu filho durante a escovação. Quando ele tiver idade suficiente, diga para cuspir o creme dental após a escovação.

Fonte:

Adaptado de Food Fights, 2ª edição (Copyright © 2021 American Academy of Pediatrics)

Saiba mais:

Atualizado em 29 de maio de 2025

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
fundação José Luiz Setúbal
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Infinis

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.