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Determinantes sociais da saúde infantil
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Determinantes sociais da saúde infantil

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31/05/2016
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A Organização Mundial da Saúde publicou em seu site o texto “10 facts about early child development as a social determinant of health” (10 fatos sobre determinantes sociais da saúde infantil). O que faço a seguir é uma tradução ou eventual resumo deles. A importância do tema, creio, é convidar nós todos a refletir sobre o que estamos fazendo em relação a esses fatos.

Fato 1. Favorecer o desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional de crianças de 0 a 8 anos de idade significa criar boas condições para isso.

Fato 2. Cuidados estáveis, responsáveis e nutritivos; ambiente seguro e confiável; e alimentação adequada são fundamentais ao desenvolvimento saudável da criança. Daí a importância da gravidez e parto seguros, aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida da criança, vacinação e proteção contra violência, negligência e abuso.

Fato 3. O cérebro se desenvolve rapidamente nos primeiros anos de vida da criança. A interação contínua entre genes e os diferentes ambientes nos quais as crianças nascem, crescem, aprendem e vivem molda o cérebro em desenvolvimento. Durante estes anos críticos é fundamental o apoio à saúde física e mental da criança, pois isso afeto tudo, desde sua capacidade de aprender ao longo da vida, até a de se adaptar às mudanças e ser resiliente às circunstâncias adversas.

Fato 4. Relações estáveis e cuidadosas com adultos – qualquer que seja a forma ou lugar em que possam ser fornecidas – irão beneficiar o desenvolvimento saudável do cérebro das crianças. Por outro lado, experiências adversas precoces – por exemplo, cuidado instável, privação de amor ou de alimentação, e estresses associados com negligência e maus tratos – aumentam consideravelmente a probabilidade de problemas de saúde e desenvolvimento ao longo da vida.

Fato 5. Comunidades seguras, coesas e centradas na criança são muito importantes para o desenvolvimento da primeira infância.

Fato 6. Programas de cuidados e educação na primeira infância de alta qualidade podem aumentar as chances das crianças para o sucesso na vida adulta. Em particular, podem melhorar as vidas das crianças mais desfavorecidas e vulneráveis ​​e suas famílias, com profundas consequências para a sociedade em geral.

Fato 7. Para melhorar o estado de desenvolvimento da primeira infância, governos, bem como comunidades globais, precisam incrementar continuamente a qualidade das condições das famílias para cuidar dos filhos, considerando segurança econômica, trabalho flexível, informação e apoio, saúde e necessidades de acolhimento de crianças.

Fato 8. O desenvolvimento da primeira infância é fundamental ao desenvolvimento humano e é básico ao êxito das sociedades. É crucial medir o estado de desenvolvimento da primeira infância de forma comparável em todo o mundo. Isso requer parceria das famílias com agências internacionais, nacionais e locais.

Fato 9. O progresso impressionante em alguns indicadores de sobrevivência, como a redução da taxa de mortalidade infantil, não implicou igual alcance no pleno potencial de desenvolvimento das crianças.

Fato 10. Outras características ambientais também influenciam o desenvolvimento da criança pequena: exposição a riscos físicos (afogamento, queimaduras), biológicos (diarreia, pneumonia), e químicos (intoxicação por mercúrio e chumbo).

Leia também: Uma sociedade saudável começa por uma infância saudável

Atualizado em 12 de setembro de 2024

Lino de Macedo

Lino de Macedo

Professor Doutor Lino de Macedo Assessor de psicologia e educação do Instituto Pensi e Hospital Infantil Sabará

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mensagem enviada

  • Lygia Silveira disse:

    Acho incrível não ser citada a vergonha do Trabalho Infanto- Juvenil em nosso país e no mundo.Não vejo o tema discutido em programação curricular e ainda mais como como Determinante Social
    Gostaria de ouvir sua opinião

  • Lygia Silveira disse:

    Acho incrível não ser citada a vergonha do Trabalho Infanto- Juvenil em nosso país e no mundo.Não vejo o tema discutido em programação curricular e ainda mais como como Determinante Social
    Gostaria de ouvir sua opinião

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