Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Ensinando os pais para melhorar o desenvolvimento de crianças carentes

Uma pesquisa revela que crianças de famílias com poucos recursos, muitas vezes, têm menor desenvolvimento cognitivo do que aquelas que crescem em lares mais ricos. Porém, um novo estudo internacional – publicado na edição de abril 2016 da revista Pediatrics – mostra que, as intervenções baseadas nos lares das crianças, que ensinam os pais a envolverem as crianças nas atividades lúdicas e interativas de aprendizagem pode diminuir esta lacuna.

 

O estudo, ” “Home-Based Early Intervention and Influence of Family Resources on Cognitive Development”, incluiu 293 crianças na Índia, Paquistão e Zâmbia cujas famílias receberam visitas domiciliares quinzenais de “formadores de pais” antes de completarem um mês de vida até os 3 anos de idade.

Os “formadores de pais” foram modelados em atividades dos Partners for Learning cujo currículo é baseado no método de resposta à intervenção, com foco na ação cognitiva, autoajuda, linguagem e habilidades motoras. Estes formadores deixaram cartões que descrevem as atividades a serem feitas com as crianças com os pais, que foram incentivados a aplicá-los na vida diária com a criança até a próxima visita.

No momento em que alcançou os 3 anos, as crianças provenientes de meios desfavorecidos tinham escores de desenvolvimento cognitivo e psicomotor “estatisticamente indistinguível” das crianças no estudo, que estavam em famílias com muitos recursos.

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As conclusões são especialmente promissoras para áreas com infraestrutura limitada, segundo eles, porque as intervenções não exigem salas de aula ou centros de reunião.

Com o desenvolvimento da neurociência, cada vez mais encontramos este tipo de trabalho. A Fundação José Luiz Egydio Setúbal, por meio do Instituto PENSI, tem realizado atividades em creches na Zona Leste e Sul de São Paulo mostrando a importância dos cuidados à primeira infância

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte “Home-Based Early Intervention and Influence of Family Resources on Cognitive Development”

As informações contidas neste site não devem ser utilizadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o seu pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

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