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Ensinando os pais para melhorar o desenvolvimento de crianças carentes
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Ensinando os pais para melhorar o desenvolvimento de crianças carentes

Ensinando os pais para melhorar o desenvolvimento de crianças carentes

06/10/2016
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Uma pesquisa revela que crianças de famílias com poucos recursos, muitas vezes, têm menor desenvolvimento cognitivo do que aquelas que crescem em lares mais ricos. Porém, um novo estudo internacional – publicado na edição de abril 2016 da revista Pediatrics – mostra que, as intervenções baseadas nos lares das crianças, que ensinam os pais a envolverem as crianças nas atividades lúdicas e interativas de aprendizagem pode diminuir esta lacuna.

 

O estudo, ” “Home-Based Early Intervention and Influence of Family Resources on Cognitive Development”, incluiu 293 crianças na Índia, Paquistão e Zâmbia cujas famílias receberam visitas domiciliares quinzenais de “formadores de pais” antes de completarem um mês de vida até os 3 anos de idade.

Os “formadores de pais” foram modelados em atividades dos Partners for Learning cujo currículo é baseado no método de resposta à intervenção, com foco na ação cognitiva, autoajuda, linguagem e habilidades motoras. Estes formadores deixaram cartões que descrevem as atividades a serem feitas com as crianças com os pais, que foram incentivados a aplicá-los na vida diária com a criança até a próxima visita.

No momento em que alcançou os 3 anos, as crianças provenientes de meios desfavorecidos tinham escores de desenvolvimento cognitivo e psicomotor “estatisticamente indistinguível” das crianças no estudo, que estavam em famílias com muitos recursos.

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As conclusões são especialmente promissoras para áreas com infraestrutura limitada, segundo eles, porque as intervenções não exigem salas de aula ou centros de reunião.

Com o desenvolvimento da neurociência, cada vez mais encontramos este tipo de trabalho. A Fundação José Luiz Egydio Setúbal, por meio do Instituto PENSI, tem realizado atividades em creches na Zona Leste e Sul de São Paulo mostrando a importância dos cuidados à primeira infância

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte “Home-Based Early Intervention and Influence of Family Resources on Cognitive Development”

As informações contidas neste site não devem ser utilizadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o seu pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

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