Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Lição de casa e o desenvolvimento de responsabilidade

Quando as crianças entram na quarta série, o propósito da lição de casa muda de certa forma. Em geral, os alunos estão aprendendo a ler nos primeiros anos; depois disso, eles estão lendo para aprender. Na quarta série, tanto trabalhos escolares como as lições de casa tornam-se mais desafiadores. Tarefas de aprendizagem exigem mais organização, atenção mais sustentada e esforço.

 

Devido a esta alteração, trabalhos de casa se tornam uma parte mais integrante da aprendizagem das crianças e refletem mais em seu histórico acadêmico. Essa mudança vem em boa hora, já que, por volta da quarta série; crianças estão prontas para e querem mais autonomia e responsabilidade e menos controle parental e interferências.

 

Os trabalhos de casa para crianças mais velhas têm uma série de efeitos. Ele fornece uma oportunidade para revisão e reforço de competências que foram dominados e incentiva a prática de habilidades. Lição de casa é também uma oportunidade para as crianças aprenderem a autodisciplina e habilidades organizacionais e de assumir a responsabilidade pela sua própria aprendizagem.

 

Muitas das mesmas sugestões que foram recomendadas para crianças mais novas se aplica a crianças mais velhas também. Você e seu filho devem concordar com uma programação regular de quando a lição de casa vai ser feita, e o período de tempo que deve ser dedicado a ele. Este calendário deve garantir previsibilidade e estrutura, mas devem ser suficientemente flexíveis para responder a situações especiais. Algumas crianças se saem melhor quando o seu tempo de casa é dividido em várias sessões curtas em vez de uma única longa.

 

Normalmente, os pais podem ser úteis ao ajudar seu filho em ficar como apoio para questões e dificuldades. Você pode olhar juntos na tarefa de casa de cada dia e decidir que partes pode requerer ajuda de vocês, um irmão ou um colega de classe. As partes mais difíceis devem ser feitas primeiro. Revisões para testes e tarefas de memorização também devem ser feitas no início e depois repetidos no final da sessão de trabalhos de casa ou a primeira coisa na manhã seguinte. Como é o caso nas crianças mais novas, trabalhos de casa devem ser feitos num local com poucas distrações (sem televisão, rádio, telefone, jogos de vídeo, quadrinhos, brinquedos ou conversa), e onde todos os suprimentos necessários e materiais de referência estão disponíveis.

 

Aqui estão algumas sugestões específicas sobre como abordar a lição de casa de diferentes tipos:

 

Tarefas de leitura

 

Escrita (redação)

 

Matemática

 

Trabalhar para dominar os fatos básicos e operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) até que se tornem automática. Fazer este trabalho em pequenas doses.

 

Estudar para provas

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte:

Caring for Your School-Age Child: Ages 5 to 12 (Copyright © 2004 American Academy of Pediatrics)

 

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Sair da versão mobile