PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Lição de casa e o desenvolvimento de responsabilidade
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Lição de casa e o desenvolvimento de responsabilidade

Lição de casa e o desenvolvimento de responsabilidade

19/05/2016
  614   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Quando as crianças entram na quarta série, o propósito da lição de casa muda de certa forma. Em geral, os alunos estão aprendendo a ler nos primeiros anos; depois disso, eles estão lendo para aprender. Na quarta série, tanto trabalhos escolares como as lições de casa tornam-se mais desafiadores. Tarefas de aprendizagem exigem mais organização, atenção mais sustentada e esforço.

 

Devido a esta alteração, trabalhos de casa se tornam uma parte mais integrante da aprendizagem das crianças e refletem mais em seu histórico acadêmico. Essa mudança vem em boa hora, já que, por volta da quarta série; crianças estão prontas para e querem mais autonomia e responsabilidade e menos controle parental e interferências.

 

Os trabalhos de casa para crianças mais velhas têm uma série de efeitos. Ele fornece uma oportunidade para revisão e reforço de competências que foram dominados e incentiva a prática de habilidades. Lição de casa é também uma oportunidade para as crianças aprenderem a autodisciplina e habilidades organizacionais e de assumir a responsabilidade pela sua própria aprendizagem.

 

Muitas das mesmas sugestões que foram recomendadas para crianças mais novas se aplica a crianças mais velhas também. Você e seu filho devem concordar com uma programação regular de quando a lição de casa vai ser feita, e o período de tempo que deve ser dedicado a ele. Este calendário deve garantir previsibilidade e estrutura, mas devem ser suficientemente flexíveis para responder a situações especiais. Algumas crianças se saem melhor quando o seu tempo de casa é dividido em várias sessões curtas em vez de uma única longa.

 

Normalmente, os pais podem ser úteis ao ajudar seu filho em ficar como apoio para questões e dificuldades. Você pode olhar juntos na tarefa de casa de cada dia e decidir que partes pode requerer ajuda de vocês, um irmão ou um colega de classe. As partes mais difíceis devem ser feitas primeiro. Revisões para testes e tarefas de memorização também devem ser feitas no início e depois repetidos no final da sessão de trabalhos de casa ou a primeira coisa na manhã seguinte. Como é o caso nas crianças mais novas, trabalhos de casa devem ser feitos num local com poucas distrações (sem televisão, rádio, telefone, jogos de vídeo, quadrinhos, brinquedos ou conversa), e onde todos os suprimentos necessários e materiais de referência estão disponíveis.

 

Aqui estão algumas sugestões específicas sobre como abordar a lição de casa de diferentes tipos:

 

Tarefas de leitura

    • Dividir capítulos em pequenas unidades ou usar títulos do autor como um guia.
    • Encontre o tópico frase ou a ideia principal de cada parágrafo e sublinhe ou reescreva.

 

Escrita (redação)

    • Começar por reconhecer que o primeiro rascunho não será a última, e que reescrita irá produzir melhor trabalho.
    • Faça uma lista de das ideias possíveis, sem se preocupar se elas são boas ou corretas.
    • Organizar essas ideias “em grupos que parecem razoáveis, e em seguida, organizá-los em uma sequência lógica.
    • Anote pensamentos a respeito de porque estes conjuntos foram feitos e por que a ordem faz sentido.
    • Utilize este trabalho como um esboço e escreva um primeiro rascunho; nesta fase, não se preocupe com a ortografia ou pontuação.
    • Rever o primeiro projeto, prestando atenção aos detalhes.
    • Verificar o significado: Será que faz sentido e satisfaz a finalidade da tarefa?
    • Formação parágrafo: Será que cada parágrafo tem uma sentença de tópico e são as outras frases logicamente relacionadas?
    • Formação frase: Será que cada frase expressa um pensamento completo? Estão com letras maiúsculas e pontuação correta?
    • Palavra: Foi a melhor palavra escolhida? Está escrito corretamente?

 

Matemática

 

Trabalhar para dominar os fatos básicos e operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) até que se tornem automática. Fazer este trabalho em pequenas doses.

  • Certifique-se os conceitos básicos são bem compreendidos. Faça o cálculo da lição de casa lentamente e verifique os resultados, uma vez que se os fatos são compreendidos, a maioria dos erros vêm da falta de atenção.
  • Use exemplos de dinheiro quando aprender decimais.
  • Para frações, use recursos visuais ou concretas, em vez de explicações orais.

 

Estudar para provas

  • Reúna os trabalhos de casa, anotações de aulas, questionários e lições, e organize-os em ordem cronológica
  • Quatro dias antes do teste, leia as informações
  • Três dias antes do teste, olhe para os principais títulos das secções em notas e livros.
  • Dois dias antes do teste, reveja os títulos de seções e leia as informações e para organizá-los em grupos relacionados.
  • A noite, antes do teste, repita o processo da noite anterior e faça o exercício de elencar as informações que memorizou

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte:

Caring for Your School-Age Child: Ages 5 to 12 (Copyright © 2004 American Academy of Pediatrics)

 

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade