PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
TDAH e a lição de casa
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
TDAH e a lição de casa

TDAH e a lição de casa

22/06/2015
  3219   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Qualquer pai ou mãe de crianças diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) sabe da dificuldade que é fazer com que seu filho faça sua lição de casa.

Uma criança diagnosticada com o tipo desatento de TDAH melhorará seu desempenho quando começar o tratamento com medicação estimulante. No entanto, ainda assim teremos problemas para perceber sua organização em torno de trabalhos de casa.

Montar um escritório em seu quarto, tirando todas as distrações, mantendo a área tranquila e não permitindo que assista à televisão enquanto toda a sua lição de casa não for feita são coisas que os pais costumam adotar, mas que podem não estar fazendo muito progresso e, de fato, todos nós ficamos cada vez mais frustrados porque nada parece funcionar. Seus professores ainda se queixam de que o trabalho não está sendo entregue e suas notas estão sofrendo, apesar de sempre dizerem o quão brilhante é o seu filho.

Não há uma solução correta para todos os portadores de TDAH. Algumas crianças trabalham de forma ineficiente em um ambiente tranquilo e isolado como o seu quarto e outras podem fazer melhor no meio de alguma agitação, como na mesa da cozinha com um rádio ligado. Você pode precisar experimentar algumas configurações diferentes até encontrar a mais eficiente.

Além disso, pode ser necessário descobrir se quaisquer outros fatores estão tornando o momento da lição de casa difícil. Pense em todas as etapas envolvidas:

  1. O seu filho sabe quais são as lições de casa?
  2. Será que ele traz os materiais que são necessários?
  3. Será que ele tem um plano de trabalho que se encaixa com seu estilo?
  4. Tem um sistema para verificar se todo o trabalho é feito?
  5. Existe um sistema de verificação sobre o resultado de seu trabalho?
  6. Você ou o professor criaram recompensas para o progresso?
  7. Existe um sistema para o professor se comunicar com você? Como você sabe se o trabalho está atrasado? Há consequências para o trabalho final?

Depois de ter passado por esse tipo de lista sistemática de perguntas, você pode começar a resolver o problema de uma forma organizada e descobrir algumas soluções simples e óbvias. Se o seu filho estiver tomando medicação estimulante e faz o seu dever de casa, você poderia considerar uma dose estendida de curta ação de medicação para o início da noite.

Como toda doença, a criança com diagnóstico de TDAH fica estigmatizada e cabe aos pais, professores e responsáveis olharem para ela e tentarem afastar o preconceito, pois só assim estarão ajudando realmente estas crianças.

Leia também: Tratamento de TDAH: escolhendo a melhor opção

Fonte: TDAH: O que cada pai precisa saber (Copyright © 2011 American Academy of Pediatrics)

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o atendimento médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o seu pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Atualizado em 8 de agosto de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • meu filho tem 8anos e está no 3ano,tem mta dificuldade de ler e escrever corretamente tbm tem dificuldade de copiar e fazer atividades até o final.estou a cada dia mais e mais preocupada com meu filho e angustiada por ele,des de quando ele estava na escolinha eu sentia q ele tinha TDAH,ele toma medicamento Ritalina 10ml mais tbm não está adiantando….só espero q Deus nos ajude eu e meu filho tão amado grande abraço…obrigada luciane

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.