PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Pergunte ao pediatra: problemas nos olhos
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Pergunte ao pediatra: problemas nos olhos

Pergunte ao pediatra: problemas nos olhos

10/11/2011
  1114   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Saiba como identificar se a criança tem algum problema na visão

Pergunta

Como posso saber se meu filho tem problemas de visão?

Resposta

A melhor maneira de identificar problemas de visão é com a observação dos olhos. Durante um exame no berçário, o médico verifica se os reflexos estão normais e sem sinais de catarata.

Nas consultas seguintes, o pediatra irá questionar se a criança fixa o olhar e se acompanha a mãe com os olhos. Durante o exame, verifica-se se os órgãos da vista estão funcionando corretamente. Crianças com histórico familiar de problemas de visão na infância são mais propensas a ter problemas oculares próprios.

Recomendamos que as crianças tenham seus olhos examinados por um oftalmologista com 2 e 3 anos de idade, para verificar se tem algum desvio (estrabismo) ou algum problema de refração importante, que necessite de correção. Em seguida, anualmente, após o 5° aniversário.

Por Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • GISELE HALCSIK COUTINHO disse:

    Achei o que realmente procurava…o site é esclarecedor e realmente interessante (aos que se interessam com a saúde de seu filho).
    Como eu suspeitava, precisarei levar meu filhote de 2 anos ao oftalmo…espero que não seja nada serio….Obrigada pelo alerta….

  • Luciana disse:

    Bem tenho o meu filho de 1 aninho,ele apresentou desde novinho um olhinho meio baixo,que o outro enfim ontem ele teve a primeira consulta que me deixou preocupada o olho dele esquerdo sempre lacreja .

    • Equipe Sabará disse:

      Luciana, primeiramente fiquei com dúvida se ele tem um mês ou 1 ano, já que você refere que ele fez a primeira consulta. Se for um mês o mais provável é uma obstrução do canal lacrimal, já se for 1 ano pode ser uma conjuntivite. O que o pediatra te falou que te deixou preocupada? Tente falar com ele e colocar sua preocupação. Muito obrigado.

  • Daiane disse:

    Oi meu nome é Daiane sou mãe da Laura de um desde que nasceu ela tem o olho esquerdo está caido ,o que eu faço ?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Daiane, sua dúvida foi encaminhada ao nosso corpo clínico e em breve lhe daremos uma resposta. Abraços! 🙂

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Daiane. Pode ser normal, mas precisa da avaliação de um pediatra. Pode haver necessidade de avaliação neurológica ou oftalmológica. Abraços! 🙂

  • leydianne disse:

    ola meu filho nasceu com os olhos a parte branca amarelada ele tem 11 dias o que é isso? to muito pré-ocupada;. bjs

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Leydianne, tudo bem? É difícil dizer ao certo o que seu filho tem, pois não podemos avaliá-lo. Leve essa dúvida ao pediatra do bebê. Abraços! =)

  • mirian disse:

    olá estou preocupada com meu filho ele tem 6 anos e nunca levei ao oftalmo.Com a claridade ele nao consegue fixar os olhos ele tenta fecha-los,pois a claridade incomoda o que pode ser?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Mirian, tudo bem? Obrigado pela confiança! Infelizmente não podemos dizer ao certo o que seu filho tem, mas é importante que você leve-o para uma avaliação do pediatra. Abraços! 🙂

  • marcelo disse:

    ola doutor,minha filha acordou depois de um soninho atarde de uma hora com o olhinho esquerdo baixo,inchado,nao reclama ,percebi que cóssa um pouquinho,nao sai lagrimas,nao esta vermelho,a mae disse que parecia ter caido sabonete na hora do banho e ela esfregou,o que pode ser?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Marcelo, tudo bem? Obrigado pela confiança. O mais adequado é que você fique atento às queixas da criança e leve-a para uma avaliação do pediatra, caso necessário. Abraços! 🙂

  • miria disse:

    Ola doutor o meu filho tem 4 anos e venho percebendo que esta arregalando os olhos e desviando os olhos sempre para a direita o que pode ser? abços

    • Equipe Sabará disse:

      Olá, Miria

      Você já relatou essa observação ao pediatra que acompanha o seu filho? É importante que você converse com ele, que é a melhor pessoa para diagnosticar qualquer sintoma que aparecer.

      Um grande abraço!

  • Rosangela Aparecida Flávio disse:

    Boa tarde! Gostaria de saber porque meu filho de apenas um mês, tem um olhinho maior que o outro. O que pode ser? É grave? Um abraço

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Rosangela

      É importante que você converse e relate todas as observações ao pediatra que acompanha o seu bebê. Ele é a melhor pessoa para te orientar.
      Um grande abraço!

  • Mary Ellen disse:

    Olá Dr, meu filho está com 7 meses e qdo ele fixa o olho em algum objeto os dois olhos tremem, a pediatra me encaminhou para um oftalmo mas o dia da consulta esta distante e eu estou preocupada com o q pode ser!
    Obrigada

    • Equipe Sabará disse:

      Mary,

      Entendemos a sua preocupação, mas a melhor coisa a se fazer nesse momento é ter calma e aguardar a data da consulta. Sem examinar o seu filho, não conseguimos dizer sobre o que se trata. Temos certeza que tudo ficará bem.
      Grande abraço!

  • izabel disse:

    meu filho tem 05 anos e vive com olhos(envolta dos olhos)roxo.nao sei o q fazer.

    • Equipe Sabará disse:

      Izabel,

      As olheiras podem indicar algum tipo de alergia na criança. O ideal é levá-lo ao pediatra para que ele possa examinar o seu filho e verificar se está tudo normal.

  • Joice disse:

    Boa noite….
    Meu filho tem 10 meses e ele tem canal lacrimal no olho direito e a 2 dias o olho dele ficou enchadao e muito vermelho ele mal consegue abrir sem falar q so de triscar para passar o soro ele ja chora.
    Se vcs poder me ajuar aquele e mail q eu passei e do facebook.
    Eu estou de cabelo curto preto de oculos.
    Preciso urgetne da resposta desde ja agradeço.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Joice, recomendamos que leve seu filho a uma consulta para que o médico possa prescrever um tratamento que alivie os sintomas que ele sente. É importante seguir todas as indicações para que ele possa melhorar, o mais rápido possível. Abraços.

      • Joice disse:

        Bom dia……
        Levei meu filho na pediatra ela disse que ele ta com conjutivite e celulite no mesmo olho,ela recitou soro fisiologico,colirio,cefalexina.
        Mas olho dele ta muito enchado por fora e por dentro muito vermelho e por fora muito roxo e mais roxo no canto do olho eo pior e que fica muito remelado e ele mal abre.
        Peço ajuda mais uma vez…..
        Pois a medica dele disse que se nao melhorar ele tera que ficar internado.

        • Equipe Sabará disse:

          Olá Joice, recomendamos que continue realizando os procedimentos indicados pela médica. Aguarde o tempo de cura e caso não melhore retorne a consulta. Se seu filho tiver que ficar internado, certamente, será para um melhor tratamento. Desejamos melhoras ao seu pequeno. Abraços.

  • EDRIANA disse:

    BOA TARDE !!tenho um filho de 5 anos e atualmente ele está piscando muito os olhos e com coceira e tbém na escola a professora tbém observou esse comportamento, agendei oftalma e qual a conduta ?? grata Edriana

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Edriana, você já fez o certo que foi agendar a consulta com o médico especialista, agora é aguardar o dia da consulta e informar ao oftalmo os sintomas que você observou. Mas, para amenizar o desconforto do seu filho, recomendamos que higienize os olhos dele com água e algodão. Abraços.

  • KATIA BARBOSA disse:

    Ola boa tarde!
    Queridos meu sobrinho de apenas três meses vai ter que operar um dos olhos por desde quando ele nasceu seu olho esquerdo lacrimeja e inflama, o procedimento de limpar já causou até um leve ferimento. O que me incomoda é o fato de a medica alegar que meu irmão e minha cunhada não poderão acompanhar o procedimento dentro da sala de cirurgia, isso é Legal e normal??? Desde já agradeço a atenção e aguardo a resposta.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Katia,
      entendemos sua preocupação, mas estas medidas visam preservar a saúde de seu sobrinho. Uma das piores coisas que ocorrem nos hospitais é a nfecção hospitalar e o ambiente no centro cirúrgico deve ser preservado. Além disso, pais leigos numa sala cirúrgica podem ficar impressionados com os procedimentos e passarem mal, desmaiarem e etc. Isso pode atrapalhar as pessoas envolvidas que deixariam de atender o paciente para cuidar dos pais. Consideramos Legal e como uma ação de melhores práticas, a atitude tomada pelo hospital. Abraços.

  • Erika Pacheco disse:

    Oii meu filho esta com 25 dias fiz o este do olhinho e a medica pediu para repeti mais ia demora entao levei ele no aftalmo e ele disse q o reflexo do olho do meu filho esta meio amarelado que tem q espera mais algum tempo pra poder ver o que a de errado..o que pode ser estou muito preocupada preciso de opnios de ente que entendam sobre o assunto..pode der catarata congi..?tem soluco ele pode fika cego se nao tratar?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Erika, o se bebê ainda é muito novinho. Recomendamos que siga o conselho do médico e aguarde para ver as próximas indicações. Neste caso, é importante obedecer todos os conselhos e fazer os exames com precisão. Não podemos diagnosticar nada, sem examiná-lo, mas se tiver algum tratamento indicado, certamente o médico a aconselhará. Obrigado.

  • DÉBORA HELENA DE SOUZA disse:

    Boa tarde! levei minha filha de 4 anos ao oftalmologista no mês passado, pois ela reclama muito que o olho arde, fica lacrimejando, e ela só assiste tv no escuro, pois diz que a claridade doi o olho dela e fica piscando sem parar, direto. Ele disse que estava tudo ok, que ela tinha 1,5 de astigmatismo em cada olho mas era normal e receitou um colirio. Mas minha filha não melhorou em nada com o colírio e continua a reclamar de ardencia nos olhos. O que eu faço? Procuro outro médico? É normal a criança ter esse problema? Por favor, me ajudem! Desde já agradeço. Débora Helena

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Débora, sem exames não temos como diagnosticar sua pequena. Recomendamos que leve sua filha em outra consulta para que o médico possa realizar exames precisos e conceder um diagnóstico correto. Além disso, você ficará mais tranquila e poderá seguir o tratamento com segurança. Abraços.

  • Kelly Jardim disse:

    Boa noite doutor! a um bom tempo meu filho reclamava que estava vendo as pessoas longe. ficou um bom tempo sem falar agora começou de novo a dizer isto. o que podera ser doutor, pois quando ele esta assim ele olha fixo na gente procurando algo e começa a chorar com medo, de que, nao sei. sera que pode me ajudar? ja levei ao medico e ele disse que enxerga muito bem. estou marcando outro pra ver o que ele ira dizer. tenho medo de ser algo muito serio. obrigada aguardo resposta.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Kelly, sem exames não temos como diagnosticar um tratamento adequado para seu pequeno. Mas, além de um pediatra também pode ser importante um auxílio de um profissional psicólogo.

    • mara disse:

      Meu primo quando era criança via pessoas e crianças. Inclusive brincava sozinho como se estivesse cheio de criança. Minha tia pediu ajuda espiritual do Centro Espírita (e foi confirmado que ele era médium). Hoje adulta frenquente igreja e centro espirita e fica em paz espiritualmente, mas é só se afastar das religiões fica mal. Acredite que pode ser isso e procure um Centro Espírita (aqueles do Chico Xavier) de doutrina de Allan Kardec que acho que é o mais sério. Lá tem um atendimento fraterno para começar qualquer coisa.
      Boa sorte.

  • sara gaspar disse:

    Boa tarde tenho um filho com 1 mes e meio, e ele quando fica concentrado em algma coisa entorta os 2 olhos para o canto do olho, sei k os bebes entrotao um pouco os olhos, mas acho demais, a medica diz k e normal, mas tambem nunca viu como ele faz… o que devo fazer?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Sara, sem exames prévios não temos como avaliar com precisão a normalidade quanto ao movimento dos olhos do seu pequeno. Caso queira, recomendamos que busque uma segunda opinião para que você se tranquilize. Abraços.

  • viviana disse:

    Ola Dr.meu filho tem 8 mes e amanheceu com um olhinho vesgo, estou muito preocupada nao sei oq fazer.E´grave vai voltar?me ajuda aki nao tem especialista dos olhos…

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Viviana, sem conhecer o quadro clínico do seu pequeno não temos como indicar um tratamento. Recomendamos que o leve a uma consulta com o pediatra, já que em sua cidade não há oftalmologista. Abraços.

  • mara disse:

    Criança com 2 anos de idade. Olhos lacrimejando só de um lado, dia sim, dia não. Isso é desde quando completou 1 ano. O QUE PODE SER?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Mara, recomendamos que busque uma consulta ao pediatra para que, após exames, ele possa indicar o que acontece com os olhos do seu pequeno. Abraços.

  • angelica disse:

    meu filho tem um ano de idade e desde novinho os olhos dele lacrimeja e eu reparei q toda vez que isso acontece ele fica febril isso pode ser alguma doença??

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Angelica, sem conhecer o quadro clínico do seu pequeno não temos como afirmar com precisão. Recomendamos que o leve a uma consulta médica, para que após exames, o diagnóstico possa ser preciso e ele seja tratado da melhor maneira. Abraços.

  • marah disse:

    oi, meu filho tem 4 anos e está a uma semana com os dois olhos inchados, não esta vermelho nem lacrimejando> ja limpei com soros varias vezes masi ñ adianta , continua inchado e cosando devo ficar preocupada com isso?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Marah, recomendamos que busque auxílio médico para que ele possa indicar o melhor tratamento a ser feito. Sem conhecer o quadro clínico do seu pequeno não temos como informar. Até ir ao especialista, continue limpando com soro e lavando com água, sempre que possível. Abraços.

  • tyfani disse:

    Dr. Meu filho tem 4 meses, esta cocando muito o olho, esta vermelho e fica lacrimejando, o que pode ser,?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Tyfani, recomendamos que busque auxílio de um oftalmologista para que possa analisar o que ocorre com o seu pequeno. Além disso, com a poluição e o tempo seco as doenças oculares aparecem com mais frequência, por isso recomendamos que lave os olhinhos dele com soro sempre que possível. Abraços.

  • vanessa disse:

    oi dt tirei uma foto da minha filha e percebi que o reflexo de um olho ficou vermelho e do outro ficou branco pode ser catarata congenita estou apavorada ela tem 2 aninhos o que devo fazer?não demore a me ajudar porfavorrrr

    • Equipe Sabará disse:

      Oi, Vanessa.

      A primeira medida a ser tomada é levar a sua menina a um oftalmologista para que ele possa examiná-la e assim proceder da melhor forma.

      Att,

  • Eva Denise disse:

    Olá bom dia
    Meu filho tem um olhinho mais baixo que o outro percebi já quando o mesmo tinha um ano de idade já consultei ele com uns três oftalmologista mais nem um deu importância para o caso e agora ele já tem 5 anos de idade e observei que seu olh olho tá mais fechado e ele anda com muitas olheiras como se tivesse cansado qual outro médico eu posso recorrer para verificar esse problema e com sua experiência o que pode ser? ???

  • suzane disse:

    Ola, minha filha de um ano e sete meses, ja tem uns dois dias que esta com a parte inferior das palpebras roxa, nao sei o pode ser, estou preocupada, alguem pode me ajudar?

  • leticia disse:

    Dotor tirei uma fot do meu filho com 4 meses ele estava no colo do meu cunhado na foto ele ficou com um olho roxo e o outro branco e do meu cunhado vermelho o que seria isso

  • thaina patricia disse:

    oiii bom dia minha filha tem 7 meses e fica as vezes piscando muito os olhinhos o que pode ser

  • cledsomara disse:

    Meu filho de 2 anos e 5 meses fica o tempo inteiro piscando com força e coçando os olhos com frequência. Estou muito assustada, quando usa tablet ou smartfone sempre quer colocar próximo ao rosto, estou evitando ao máximo o uso desses aparelhos . Será que ele tem problemas na visão?

  • camila pareja disse:

    Dr minha bebe de 2 meses está com o cantinho dos olhos roxinho,as vezes some as vezes reaparece…o que pode ser?

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade