PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Boa alimentação e a influência nos esportes
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Boa alimentação e a influência nos esportes

Boa alimentação e a influência nos esportes

29/05/2013
  2629   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Crianças ativas precisam de combustível para o esporte, para a escola e para a saúde todos os dias, bem como para o crescimento e o desenvolvimento normal. Quando os jovens estão envolvidos em competições atléticas, a necessidade de alimentos, de energia e de fluidos é maior que o habitual.

Se você tiver dúvidas específicas sobre o caso do seu filho, consulte um nutricionista especializado na área esportiva ou um pediatra. Se a criança está em uma equipe, converse com o treinador e peça para que um médico faça uma apresentação sobre os alimentos para todos os jogadores e os responsáveis.

Os atletas precisam de alimentos e de energia com muitos nutrientes e quantidades mínimas de gordura e de açúcar. Hidratos de carbono de alta energia, grãos integrais, frutas, legumes e laticínios são especialmente importantes. As crianças precisam de energia extra para treinos e práticas esportivas.

Aqui estão algumas dicas para ajudar os jovens atletas a obter os combustíveis e fluidos que precisam para ter sucesso:

• Café da manhã de campeão: ofereça cereais ou bolos feitos com grãos integrais e frutas, como bananas, amoras e uvas passas;

• Pacote café da manhã para levar: as práticas pela manhã ou as viagens rodoviárias pedem um lanche com pães, bananas, maçãs, queijos, copo de iogurte, caixa de suco ou leite com baixo teor de gordura;

• Pacote de viagem: os atletas precisam de combustível inteligente. Para a viagem, prepare uma lancheira térmica com lanches de alta energia. Use caixas de suco congelado ou garrafinhas de água congelada para manter os itens frios. Ajude seu atleta a estar preparado para o pré e o pós-jogo com biscoitos, queijo, manteiga de amendoim e geleia, sanduíches e recipientes de frutas e de legumes fatiados.

Como um atleta de qualquer idade, a criança também precisa de muito líquido refrescante para ficar bem hidratada. Fluidos são fundamentais para prevenir o superaquecimento e para remover os resíduos produzidos pelos músculos ativos. Se ela estiver um pouco desidratada, isso pode afetar drasticamente o seu desempenho.

Ensine as crianças a controlar a ingestão de líquidos. Ficar sem ir ao banheiro por muito tempo faz a urina ficar escura, amarela, com cheiro forte, o que indica o momento de ingerir mais líquidos.

Certifique-se do abastecimento e da oferta. Crianças precisam beber, pelo menos, seis copos (de 200 ml) de água por dia. Adicione mais ½ copo para cada meia hora de atividade extenuante. Dê às crianças uma garrafa personalizada para levar no carro, no ônibus, na escola e no campo.

Escolha as bebidas para as crianças. A água é sempre uma ótima opção de baixo custo e, para atividades com duração inferior a uma hora, ela fornecerá a hidratação ideal. Para as atividades mais longas ou para quando as crianças não beberem água o suficiente, invista em suco de fruta 100% diluído ou bebidas esportivas que podem aumentar a ingestão de líquidos.

Uma pesquisa apontou que o leite possui baixo teor de gordura, isso inclui leite com chocolate, visto como uma bebida eficaz que contribui para a recuperação muscular após atividade intensa.

Leia também:As diferenças entre atividade física e esporte competitivo

Fonte: Eat Right

Atualizado em 2 de maio de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.