Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Café da manhã em tempos de isolamento

café da manhã

O café da manhã pode ser considerado uma das refeições mais importantes do dia, isso porque estudos mostram que o consumo dessa refeição está associado a melhor rendimento escolar e dieta mais saudável. No entanto, muitas famílias não possuem o hábito de realizar essa refeição, muito por conta da correria do dia a dia. Nesse momento, em que estamos em isolamento social, pode-se aproveitar para realizar essa refeição com mais calma e planejamento, para que se torne um hábito da família.

O Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos publicado pelo Ministério da Saúde em 2019, recomenda que até 1 ano de idade, o leite materno seja o alimento oferecido no café da manhã das crianças. Já entre 1 ano e 2 anos, o café da manhã pode ser a combinação de fruta e leite materno, ou cereal (pães, aveia, cuscuz) e leite materno, ou ainda raízes e tubérculos (aipim, batata doce, inhame – muito consumidos no café da manhã em algumas regiões do país) e leite materno.

A partir dos 2 anos, a alimentação da criança é como a alimentação da família, por isso, é muito importante que todos em casa tenham uma alimentação equilibrada e saudável.

Veja abaixo alguns alimentos que podem fazer parte de um café da manhã equilibrado:

• Pães e torradas: são fontes de energia; recomenda-se a preferência pelos integrais
• Frutas: ótimas fontes de fibras e vitaminas
• Leite, queijo, iogurte: são fontes de cálcio e vão auxiliar no crescimento ósseo da criança
• Ovo: fonte de proteína e outros nutrientes

Usar a criatividade nas preparações e na montagem de uma mesa bem bonita de café da manhã vai ajudar a manter o hábito da realização dessa refeição, além de propiciar um momento de interação entre todos os membros da família logo no começo do dia.

Sair da versão mobile