
Blog Saúde Infantil
Calor extremo: mantendo as crianças seguras quando as temperaturas sobem
- Mantenha-se hidratado: incentive seus filhos a beberem água com frequência e tenha uma garrafa sempre disponível ao sair. Em dias quentes, os bebês que recebem leite materno ou fórmula em mamadeira podem receber uma quantia adicional, mas não devem receber água, especialmente nos primeiros seis meses de vida.
- Vista-se levemente: vista seus filhos com roupas claras, leves e limitadas a uma camada de material absorvente que maximize a evaporação do suor. As crianças têm uma capacidade menor de transpiração do que os adultos. Certifique-se de usar protetor solar adequado à idade.
- Planeje um tempo extra de descanso: muitas vezes, o calor pode fazer as crianças e seus pais se sentirem cansados. O calor extremo também pode contribuir para a irritabilidade. Entre regularmente para se refrescar, descansar e beber água.
- Mantenha a calma: quando seu filho estiver com calor, dê-lhe um banho frio ou um jato de água para esfriar. A natação é outra ótima maneira de se refrescar enquanto se mantém ativo. Lembre-se de que as crianças devem sempre ser supervisionadas enquanto nadam ou brincam na água para evitar afogamentos.
- Nunca deixe seu filho no carro: o interior de um carro pode ficar perigosamente quente em pouco tempo, mesmo com as janelas abertas.
- Sente-se fraco(a);
- Cansaço extremo (sonolência incomum ou dificuldade para acordar);
- Dor de cabeça;
- Febre;
- Sede intensa;
- Não urinar por muitas horas;
- Náusea;
- Vômito;
- Respiração mais rápida ou mais profunda do que o normal;
- Dormência ou formigamento da pele;
- Dores musculares;
- Espasmos musculares.
Dr. José Luiz Setúbal
(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.
#crianças #verão #criança #sol #insolação #desidratação #calor #altas temperaturas #calor extremo