PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Como combater as assaduras dos bebês?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Como combater as assaduras dos bebês?

Como combater as assaduras dos bebês?

13/12/2011
  3842   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

O verão bate à porta e quem tem bebê deve se preparar para um incômodo mais comum nesta época do ano: as assaduras provocadas pelas fraldas. Nas temperaturas mais altas, a região do corpo da criança coberta pelo acessório fica mais úmida, quente, sem ventilação e sujeita a atritos, tornando a pele mais sensível e com possibilidade de mais lesões.

Chamada de dermatite de contato irritativa, a assadura consiste numa inflamação da epiderme (camada transparente que se estende sobre a derme e que forma a pele) e é a ocorrência mais comum na área das fraldas. Não se trata de uma alergia, mas de uma irritação de uma região sensível que fica coberta a maior parte do tempo.

Leia também: Troca de fralda também exige instruções e muito cuidado para evitar assaduras

A reação alérgica nessa área do corpo da criança é mais incomum. O que pode acontecer é alergia ao elástico na área das dobrinhas das fraldas. Já as assaduras, em geral, acontecem pelo uso incorreto do acessório. Felizmente é fácil prevenir o mal, é só seguir algumas orientações.

A primeira dica para os pais é trocar a fralda com regularidade para evitar que a pele dos pequenos fique tempo demais em contato com a urina ou as fezes. Os dejetos aumentam o PH (Potencial Hidrogeniônico, que é classificado em uma escala de 0 a 14 e é identificado pelas características do meio observado, podendo ser: ácido, neutro ou alcalino) e deixam o local mais propício a irritações. Por isso, é importante optar por fraldas ricas em material acrílico com alto poder de absorção.

Aliás, por não absorverem o excesso de umidade é que as fraldas de pano também não são recomendadas se a ideia é ficar longe das assaduras. Outro conselho importante para evitar o sofrimento dos bebês, já que as inflamações da pele causam desconforto, é limpar o local com água morna. Deve-se evitar os lenços umedecidos que por conterem determinadas substâncias podem causar reações alérgicas e até piorar o problema das assaduras.

Leia mais sobre fraldas

Em terceiro lugar, uma arma potente contra o mal são os cremes, em geral compostos por óxido de zinco, que protegem a pele contra substâncias irritativas e servem como uma barreira de bloqueio.

Embora haja outras causas para lesões nesta parte do corpo dos bebês, como uso de medicamentos, causas infecciosas (vírus, fungos ou bactérias), falta de determinados nutrientes e até tumores, todas elas são raras. O ideal é procurar um pediatra para um diagnóstico preciso. Aliás, é importante saber que essa região do corpo tem uma capacidade de absorção três vezes maior, ou seja, o uso de remédios tópicos merece atenção especial.

Aproveite para deixar as crianças sem as fraldas por um tempo durante o calor. Tomar sol nesta região do corpo, em horários adequados (antes das 10h e depois das 16h) ajuda a prevenir qualquer tipo de irritação.

Atualizado em 16 de fevereiro de 2024

Dra. Fátima Fernandes

Dra. Fátima Fernandes

Diretora Executiva do Instituto PENSI. Graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com Residência Médica em Pediatria pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. É mestre em Alergia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo e possui MBA em Gestão em Saúde pelo IBMEC.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • geciam disse:

    Da uma olhada.

  • jetro de almeida disse:

    ola doutor meu filho tem 7 anos e comecou hoje com uma tosse seca qual o melhor antialergico para ele (ele nao da um pouco de trabalho para tomar remedio) obrigado tenha uma tarde abencoada

  • jetro de almeida disse:

    ola doutor meu filho tem 7 anos e comecou hoje com uma tosse seca qual o melhor antialergico para ele (ele da um pouco de trabalho para tomar remedio) obrigado tenha uma tarde abencoada

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Jetro, recomendamos que busque auxílio de um pediatra para saber sobre o remédio mais indicado para seu pequeno. Antes de indicar um medicamento, é preciso saber os motivos pelos quais ele está tossindo. Abraços.

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.