Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Como o bebê pode aprender a comer a comida da família?

bebê e comida

Entre 9 e 18 meses começa, geralmente, o processo de introdução da alimentação mais sólida, chamada também de alimentação da família. Independentemente do método de introdução de alimentação complementar escolhido pela família, a comida oferecida para o bebê parecerá cada vez mais com o que o restante da família tem por hábito diário de alimentação.

As recomendações listadas aqui não excluem as orientações pediátricas e nutricionais de rotina, as quais as crianças estão submetidas. Mas as complementam e são focadas no desenvolvimento motor oral adequado, importantíssimo para a nova função aprendida nessa fase, que é a mastigação.

Seguem abaixo nove recomendações que podem ajudar o seu bebê a aprender a comer:

E se o bebê se recusar a comer a comida?

Podem ocorrer situações em que o bebê recuse a comida, ou comece a cuspir, ou mesmo tenha dificuldade com alguns alimentos oferecidos. Observe se esses comportamentos são persistentes. Alguns bebês aprendem a comer com mais facilidade, enquanto outros vão precisar de alguma ajuda.

Por volta de 11 meses já é possível observar uma grande evolução no desenvolvimento da mastigação. Problemas motores orais são causa importante de dificuldades alimentares na infância. Portanto, não demore em procurar ajuda se você tiver alguma dúvida sobre a alimentação do seu bebê.

Saiba mais:

Centro de Excelência em Nutrição e Dificuldades Alimentares (CENDA)

BLW: introdução alimentar para bebês

Atualizado em 31 de janeiro de 2025

Sair da versão mobile