Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Conheça as causas da obesidade infantil

Conheça as causas da obesidade infantil

Conheça as causas da obesidade infantil

A China é sempre citada como exemplo de grande desenvolvimento econômico e tem sido colocada à vista do ocidente sobre muitos aspectos. Em novembro, foi publicado um curioso artigo sobre fatores de risco para obesidade em crianças de uma região do país.

Para avaliar os fatores de risco da obesidade infantil, foi realizado um estudo em 10 jardins de infância de Changsha, a capital da província chinesa de Hunan, entre 1 de julho e 31 de dezembro de 2007.

Medidas de altura e peso foram obtidas a partir de exames físicos anuais de alunos que frequentam estes jardins de infância. A obesidade foi definida de acordo com a “International Obesity Task Forçe”, o índice de massa corporal (IMC). Para cada criança obesa, colocou-se uma criança com IMC normal, que servia como controle do estudo, e elas foram separadas por classe do jardim de infância, gênero, idade e altura sempre com base nas que tinham peso normal.

Os pais das crianças do estudo foram convidados a preencher um questionário sobre seus filhos, que incluíam fatores perinatais (circunstâncias que ocorrem antes e depois do parto), alimentação infantil e o estilo de vida atual. Uma análise foi realizada primeiro, a fim de comparar a distribuição de fatores de risco entre os casos de crianças obesas e das que têm peso normal.

Leia também: Obesidade infantil deve ser tratada com hábitos saudáveis, e não dieta

Os resultados concluíram que macrossomia (perímetro cefálico grande – contorno da cabeça, na região onde fica o cérebro), parto cesáreo, consumo precoce de alimentos sólidos e educação musical na gravidez estão associados com risco aumentado de obesidade em crianças pré-escolares, nas áreas urbanas da China.

Não sabemos o significado destes achados nem o que será feito a respeito, mas é curioso pensar que educação musical pode levar à obesidade, ou que o tipo de parto e tamanho da cabeça também podem ter influência no aumento de peso. Mais aceitável é a introdução precoce de alimentos sólidos. Além de interessante, o artigo vale para nos fazer refletir sobre o assunto.

Fonte: Jornal Europeu de Pediatria (Publicado em 01/11/2011) – “Fatores de risco de obesidade em crianças pré-escolares em uma área urbana na China” – Autores: Leshan Zhou, Guoping Ele, Jingping Zhang, Rihua Xie e Mark Walker, et al. Vol. 170 Nro. 11 Página: 1401-1406.

Atualizado em 19 de fevereiro de 2024

Sair da versão mobile