PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

03/12/2021
  471   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

O dia internacional da pessoa com deficiência é comemorado em 3 de dezembro desde outubro de 1992 após a 37º Plenária Especial sobre Deficiência da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas. A plenária abordou o tema e concluiu que um longo caminho teria que ser trilhado para propiciar bem-estar, infraestrutura e condições igualitárias para os deficientes.

O intuito de fixar um dia internacional foi para que todos os países comemorassem a data gerando ações de conscientização e maior mobilidade social sobre o tema. É também uma oportunidade para estimular discussões sobre os assuntos relativos à deficiência e tornar público às políticas e os programas voltados para a assistência e desenvolvimento.

Os objetivos iniciais seriam de envolver pessoas com deficiência e suas organizações, conscientizar, celebrar as diferentes experiências e por fim promover os direitos humanos.

A longo prazo, pretende-se conquistar oportunidades iguais às pessoas não portadoras de deficiência, eliminar a violação de direitos humanos, garantir que pessoas com deficiências possam participar plenamente da vida em sociedade e assegurar que pessoas deficientes tenham voz em programas e políticas que afetam a rotina.

Refletindo sobre as necessidades das pessoas com deficiências a sociedade como um todo ainda deve estruturar de modo mais adequado o acesso aos edifícios e estabelecimentos comerciais. Todos os estabelecimentos, públicos ou privados, deveriam executar medidas de inclusão aos portadores de deficiência para garantir a mobilidade e liberdade de ir e vir.

Os portadores de deficiência deveriam ter acesso à moradia adequada e condições financeiras para arcar com os gastos básicos , bem como, ter meios para educação e emprego que sejam acessíveis de acordo com suas habilidades.

A inclusão é um direito essencial, um passaporte que viabiliza todos os outros direitos.  A inclusão simboliza uma mudança genuína do estado de evolução civilizatório.

Yasmine Martins

Yasmine Martins

Psicóloga formada pelo Centro Universitário São Camilo e mestre em Ciências da Saúde com ênfase em Psicologia Infantil. Possui pós-graduação em Neuropsicologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É coordenadora da pesquisa PRONAS Eye-tracking e assessora científica do Autismo e Realidade do Instituto PENSI.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.