O “Dia Mundial da Água (DMA)” foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, e passou a ser lembrada, todos os anos, na data de 22 de março.
Em 2012 a campanha “Água e Segurança Alimentar” visa mostrar que o mundo tem sede porque tem fome, ou seja, para alimentar os 7 bilhões de pessoas no planeta, temos que usar muita água.
Quando 1 bilhão de pessoas no mundo vive em estado de fome crônica e falta de água tratada, não podemos fingir que o problema é em “outro lugar”. Temos que lidar com o crescimento da população e garantir o acesso a alimentos nutritivos. Para isso, chamamos a atenção de todos para uma série de ações que podem ser realizadas:
1- Seguir uma dieta mais saudável e sustentável;
2- Consumir menos água;
3- Reduzir o desperdício de alimentos: 30% deles, produzidos no mundo inteiro, não são consumidos;
4- Produzir mais alimentos, de melhor qualidade, com menos água.
Em todas as etapas, desde os produtores aos consumidores, as ações podem ser tomadas para economizar água e assegurar comida para todos.
Em um país tão abençoado pela natureza como o nosso, não podemos nos dar ao luxo de tratarmos tão mal nossos recursos hídricos, seja poluindo os rios, contaminando o lençol freático e aquíferos, ou até lavando a calçada com uma mangueira. Precisamos urgentemente tomar consciência e combater estas ações.
Leia também: Vamos pensar em nosso planeta? O que queremos deixar para nossas crianças?
E você? Sabe quanto de água consome todos os dias? Como pode reduzir este consumo?
Faça mais pelo nosso Planeta e nossas crianças!
Leia também: Sabará adota práticas sustentáveis e reduz CO²
Atualizado em 29 de fevereiro de 2024