Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Dieta materna e da criança

Nutrição materna e da criança

Nutrição materna e da criança

Nós, enquanto uma Fundação, nos preocupamos com políticas sociais que possam influenciar na Saúde Infantil. Nossa Fundação tem várias bandeiras, como autismo, primeira infância, doenças raras, entre outras, por isso divulgamos e até procuramos fazer a introdução de projetos exitosos em outros lugares nas ações que fazemos em São Paulo e no Brasil.

O Programa Especial de Nutrição Suplementar para Mulheres, Lactentes e Crianças, nos Estados Unidos, foi revisto em 2009 para incluir uma mudança de leite com baixo teor de gordura, em vez de leite integral, e a adição de mais frutas, legumes e grãos integrais. Isto resultou em uma melhoria na qualidade da dieta de crianças de baixa renda, de acordo com um estudo de abril de 2016 publicado na revista Pediatrics.

As grandes mudanças no programa norte-americano, as primeiras feitas em décadas, foram baseadas nas recomendações do Instituto de Medicina, de acordo com a análise “Revised WIC Food Package and Children’s Diet Quality.”

Em particular, o estudo mostrou uma melhora significativa para o consumo de vegetais verdes e feijão nessas crianças. As outras áreas em que foram colocados esforços importantes foram o aumento do consumo de frutas inteiras em vez de suco de fruta e aumento de grãos integrais – todas as tendências apontam na direção certa.

Os resultados sugerem que alterações no programa de nutrição foram associados a uma melhoria significativa na qualidade da dieta entre crianças de 2 a 4 anos de todo o país. Os resultados são consistentes com descobertas anteriores sugeridas por estudos regionais, de acordo com o relatório.

Leia também: O papel de cada um na alimentação saudável das crianças

Fonte: Pediatrics, april 2016 “The Special Supplemental Nutrition Program for Women, Infants and Children (WIC)”

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Atualizado em 18 de setembro de 2024

Sair da versão mobile