Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

As diferentes fases do brincar

As diferentes fases do brincar

As diferentes fases do brincar

Em um consultório de pediatria, uma das questões mais frequentes está relacionada ao brincar. Como se pode esperar, as crianças de diferentes idades não fazem isso da mesma maneira, pois existem fases distintas que acompanham o crescimento delas. Cada fase é muito importante para o desenvolvimento da próxima, embora nem todas sejam iguais.

Assim, listamos os seguintes tipos de jogos mais comuns conforme a idade dos seus filhos:

Bebê (0-1 ano): um bebê gosta de brincar sozinho. Movimentos físicos são aleatórios e não propositais. Ele não tem muita coordenação.

Criança (1-4 anos): gosta de brincar de forma independente. Ele ou ela prefere os brinquedos que incluem o movimento do corpo.

Pré-escolar (4-7 anos): um pré-escolar gosta de assistir os coleguinhas para imitá-los pensando em algum tipo de interação, enquanto imagina o jogo. Nessa fase, começa a troca de brinquedos, ou se pega emprestado como também se empresta. Essa faixa etária, muitas vezes, inicia um faz de conta na hora de jogar.

Criança em idade escolar (7-12 anos): gosta de jogos e esportes competitivos como os de tabuleiro, e ainda se envolve em alguns de fantasia. Regras são importantes entre as crianças em idade escolar.

Adolescência: um adolescente gosta de jogos competitivos e esportes. O objetivo deste grupo etário é o contato social.

Leia também: Por que é importante para as crianças brincar ao ar livre?

Fonte:  Medical Reviewer: Bass, Pat F. III, MD, MPH, Medical Reviewer: Finke, Amy, RN, BSN Last Review © 2000-2013 Krames StayWell, 780 Township Line Road, Yardley, PA 19067.

Esta informação não substitui o cuidado médico. Siga sempre as instruções do seu profissional de saúde.

Atualizado em 31 de maio de 2024

Sair da versão mobile