Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

É uma urgência ou pode esperar?

É uma urgência ou pode esperar?

É uma urgência ou pode esperar?

O melhor lugar para as crianças receberem atendimento médico é no consultório de um pediatra. Mas, às vezes, as crianças não esperam o horário de atendimento para ficarem doentes ou feridas.

Quando isso acontece, o que você deve fazer nos momentos em que seu bebê está com febre alta durante a noite ou quando seu jovem atleta machuca o pulso em um treino no fim de semana?

Nesses casos, se você tem um pediatra, nós recomendamos que não hesite em contatá-lo primeiro, mesmo sabendo que o consultório está fechado. Os pediatras estão muito acostumados a receber telefonemas ou mensagens o tempo todo – dia e noite – e podem lidar com problemas pelo telefone. Você não está incomodando seu pediatra ao ligar.

No entanto, você pode querer procurar uma clínica onde se oferecem serviços de atendimento “urgente”. Antes de ir, recomendamos que procure um serviço confiável, indicado por seu pediatra ou por alguém de sua confiança.

Os melhores locais são os que possuem cuidados intensivos pediátricos de urgência e não emergenciais, que ficam abertos 24h e nos finais de semana e feriados. Tenha em mente que os médicos e enfermeiros que trabalham em hospitais gerais podem não ter treinamento em pediatria e podem não estar confortáveis ​​tratando bebês e crianças pequenas. Por isso, procure locais como hospitais pediátricos ou que tenham alas de pediatria.

Solicite que as informações sobre a visita sejam enviadas ao seu pediatra para que ele possa ter uma visão completa dos cuidados do seu filho. Se a clínica não oferecer este serviço, certifique-se de obter cópias dos serviços que seu filho recebeu e compartilhe essas informações com seu pediatra o mais rápido possível para que ele dê sequência ao tratamento e atualize os dados no prontuário da criança.

Saiba mais sobre este assunto em artigos já publicados aqui:

Fonte: Academia Americana de Pediatria (Copyright © 2017)

Diretrizes para o Atendimento de Crianças no Departamento de Emergência  (Declaração de Política da AAP)

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para os cuidados médicos e os conselhos do seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que seu pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Atualizado em 6 de dezembro de 2024

Sair da versão mobile