PESQUISAR
A dermatite atópica, ou eczema, está entre as doenças mais comuns da primeira infância, e seus sintomas acabam por importunar tanto as crianças quanto suas famílias.
Um relatório clínico da Academia Americana de Pediatria oferece orientação para os médicos que tratam crianças com dermatite atópica, também conhecida como eczema. Este relatório, publicado na revista Pediatrics de dezembro de 2014, cita evidências de que o número de visitas ao consultório pela dermatite atópica entre as crianças está aumentando, e os médicos de cuidados primários de modo geral são cada vez mais solicitados para cuidar de crianças com esta condição.
Novos dados mostram que as alterações da barreira da pele são um fator importante para o desenvolvimento de dermatite atópica e o uso de medicamentos deve formar a base do manejo. Equívocos e medo sobre esteroides tópicos levaram a um sub-tratamento desta condição. De acordo com a AAP, esteroides tópicos são seguros e eficazes no tratamento de dermatite atópica em crianças, quando utilizados de forma adequada e orientados por médicos.
Tratar dermatite atópica é importante por causa do tremendo impacto que tem sobre a qualidade de vida das crianças e suas famílias. Gerenciar a condição pode incluir um plano de ação para as famílias, que inclui recomendações sobre a frequência de banho, medicamentos de prescrição, hidratantes e anti-histamínicos.
Leia também: Como ajudar seu filho a evitar a coceira no eczema
Fonte: Clinical Report “Atopic Dermatitis: Skin-Directed Management” Pediatrics dec 2014
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o atendimento médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o seu pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 17 de julho de 2024