As férias escolares chegaram. Esse período é sinônimo de muita diversão, aventuras, brincadeiras, dormir e acordar mais tarde, além de comer guloseimas.
Esse é o momento que podemos (e devemos) aproveitar para estar mais perto dos pequenos, de aprofundar laços e conexões familiares e, consequentemente, criar memórias que eles jamais se esquecerão. Entretanto, para que tudo corra bem e o retorno à escola seja tranquilo, pais e cuidadores devem estar atentos a questões muito importantes do dia a dia.
O primeiro ponto é reforçar aos pequenos que mesmo em férias, existem certas rotinas que precisam se manter. É claro que o horário para dormir e acordar pode ser estendido, mas a criança precisa saber que há um limite. Com a continuidade da rotina, a volta às aulas também se torna menos traumática.
Sabemos que é uma missão quase impossível escapar das guloseimas que aparecem durante as férias e, principalmente, no final de ano. Nesse sentido, temos que garantir que as crianças façam refeições saudáveis e em horários adequados na maior parte do tempo. Alimentos sem valor nutricional serão consumidos, mas devem continuar sendo a exceção. Toda atenção é necessária para evitar o consumo de alimentos perecíveis fora de casa pelo risco de contaminação e intoxicação, como os lácteos e alimentos com ovos.
Também é importante ficar atento, pois, toda aventura pode resultar em imprevistos. Um joelho ralado, um dente quebrado… São várias as possibilidades. Nessas situações, o importante é manter a calma e procurar a ajuda de um profissional da saúde. Reforce com os pequenos medidas simples de segurança, como não deixar o tênis desamarrado, usar capacetes e joelheiras ao andar de bicicleta ou skate e não entrar em piscinas sem a supervisão de um adulto. Cuidados com o sol também são essenciais, como evitar exposição prolongada e uso de protetor adequado à idade e roupas frescas, além de oferecer líquidos com frequência.
Nesse período, também é inevitável o encontro com os amigos. Porém, vale reforçar que ainda vivenciamos a pandemia da COVID-19 e os cuidados continuam: distanciamento social, uso de máscaras e higienização constante das mãos. Os pais e cuidadores precisam estar vigilantes a essas questões e lembrar as recomendações sempre que necessário.
As férias escolares sempre trazem uma série de preocupações. Mas, com planejamento, paciência, atenção e muito amor, elas podem ser tornar um período mágico para toda a família. Aproveitem!
Dra. Fátima Rodrigues Fernandes
Médica Pediatra
Diretora executiva do Instituto PENSI